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Entenda por que o preço dos combustíveis terá reajuste mesmo sem aumento da Petrobras

Medida provisória do governo Lula vai impactar no preço do etanol, do diesel e da gasolina

Mesmo sem anúncio da Petrobras, o preço do etanol, da gasolina e do diesel serão reajustados a partir desta terça-feira (11) em todo Brasil. Mas qual é a justificativa para o reajuste?

Conforme distribuidoras de combustíveis, a resposta é a medida provisória que limita os créditos do PIS (Programa de Integração Social) e da Cofins (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social), que pode impactar em reajuste de até 11 centavos no preço final do combustível.

A medida do governo restringe o uso de créditos de PIS/Cofins por empresas de diversos setores para compensar o pagamento de outros tributos. A mudança entrou em vigor na última semana e foi anunciada para aumentar a arrecadação da União como compensação à desoneração da folha salarial dos 17 setores que mais empregam e dos municípios.

Combustíveis

O Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo de Campinas e Região (Recap), por exemplo, afirmou que as grandes distribuidoras de combustível já comunicaram que vão aumentar os preços a partir de hoje. A instituição ainda não tem informações precisas sobre o tamanho do reajuste, mas calcula impacto de 4 a 11 centavos na gasolina, no etanol e no diesel.

“O que o governo fez está errado e a medida é inconstitucional, mas não pode as distribuidoras fazerem isso e o revendedor e o consumidor pagarem a conta, e é o que vai acontecer”, afirmou o presidente do Recap, Emílio Martins.

De acordo com o Instituto Brasileiro do Petróleo (IBP), a medida tem potencial de gerar um aumento de 4% a 7% na gasolina e de 1% a 4% no diesel na fase de distribuição. O instituto calcula que as distribuidoras possuem R$ 10 bilhões em créditos de Pis/Cofins acumulados que não poderão mais utilizar. Para o IBP, a medida impõe aumento aos custos no transporte público e no frete de cargas e alimentos.

“A situação fiscal no Brasil é complicada, mas não se pode onerar a sociedade onde ela é mais vulnerável. O trabalhador precisa do transporte urbano e a produção brasileira é carregada por caminhões. É o ônibus e o frete que vão ficar mais caros”, afirma a diretora executiva de downstream (área que compreende o escoamento dos produtos após a produção) do instituto, Ana Mandelli.

A distribuidora Ipiranga enviou um comunicado à rede de revendedores da empresa afirmando que, a partir da próxima terça, os preços de gasolina, etanol e diesel serão reajustados “em função do efeito imediato da MP 1227/24, que restringiu a compensação de créditos tributários de PIS/Cofins”.

A Ipiranga afirmou que pratica uma política de preços alinhada aos parâmetros vigentes, atendendo às normas setoriais. “A Ipiranga reforça, ainda, que o preço é livre e a prática do preço do combustível na bomba é uma decisão do revendedor, uma vez que a empresa opera em regime de livre iniciativa e concorrência, conforme previsto em lei.”

*Com informações do Estadão Conteúdo

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