quarta-feira, 17 abril 2024
- Publicidade -
23.2 C
Nova Olímpia
- Publicidade -
abaixo de ultimas notícias

“Capital do agro” decreta situação de emergência devido falta de chuvas

O gestor municipal considerou que Sorriso é a "capital nacional do agronegócio" e que a estiagem prolongada tem causado impactos expressivos

O prefeito de Sorriso (396 km de Cuiabá), Ari Lafin, decretou situação de emergência devido à falta de chuvas em algumas áreas do município pelo período de 120 dias.

Conforme o decreto, o gestor municipal considerou que Sorriso é a “capital nacional do agronegócio” com produção estimada em 630 mil hectares e que a estiagem prolongada tem causado impactos expressivos econômicos e sociais, reduzindo a produção de culturas de soja, milho, algodão e feijão.

Além disso, segundo o documento, haverá “frustração” na safra agrícola, fazendo com que produtores não cumpram com os contratos devido o período atípico vivenciado na região. As chuvas registradas entre setembro e dezembro foram abaixo da média.

“Fica declarada situação de emergência nas áreas do município afetadas pelo longo período de estiagem nos últimos 120 dias”, diz trecho do documento.

O decreto nº 1.019 autoriza a mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem nas ações de resposta ao desastre e reabilitação do cenário e reconstrução. Além disso, o documento ainda traz que, se necessário, haja a convocação de voluntários para atuarem nas ações de resposta. O período de validade do decreto é de 120 dias. Contudo, pode ser prorrogado.

Conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia de Estatística (IBGE), Sorriso foi o líder na produção nacional, correspondendo a R$ 11,5 bilhões, em 2022. Com os números, a cidade mato-grossense manteve a liderança na produção de agrícola.

- Publicidade -

Compartilhe

Popular

Veja também
Relacionados

O Impacto da Patrulha Maria da Penha na Segurança das Mulheres em Nova Olímpia

Na tarde da última terça-feira dia (16), a secretária...

Quase 4 bilhões de pessoas correm risco de infecção pelo Aedes

Quase quatro bilhões de pessoas em todo o mundo...

MT reduz em 49% desmatamento de floresta nativa em 2023 em relação a 2022

Mato Grosso reduziu em 49% o desmatamento de floresta...
Feito com muito 💜 por go7.com.br