sábado, 22 junho 2024
- Publicidade -
Dengue
26 C
Nova Olímpia
- Publicidade -
abaixo de ultimas notícias

 Tendência – STF tem resposta a Bolsonaro caso tente invocar as Forças Armadas pelo artigo 142, diz site

 

Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) adotarão uma linha de ação caso o presidente  (PL) tente convocar as Forças Armadas. A informação é do site Metrópoles.

De acordo com o portal, o presidente passou a cogitar invocar o artigo 142 da Constituição por parcialidade de Alexandre de Moraes à frente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

 

Caso Bolsonaro o acione, o STF reagirá rapidamente. A Suprema Corte derrubará o decreto com base em duas decisões do próprio tribunal:

Na 1ª, de 2020, Luis Roberto Barroso pontuou que as Forças Armadas não podem atuar como moderadoras em caso de atrito entre Poderes da República.

A 2ª decisão, também de 2020, é de Luiz Fux. O ministro afirmou que a missão institucional das Forças Armadas tem poder limitado.

Na decisão, Fux ressaltou também que “exclui-se qualquer interpretação que permita sua utilização para indevidas intromissões no independente funcionamento dos outros Poderes”.

Para além das medidas judiciais para tentar anular a invocação do artigo 142, há a expectativa de magistrados de que Bolsonaro poderia responder criminalmente por tentar acioná-lo.

No STF, há a avaliação de que Bolsonaro possa de fato invocar o artigo 142, mas também a percepção de que não há sinal de apoio das Forças Armadas

- Publicidade -
big master

Compartilhe

Popular

Veja também
Relacionados

Jogos hoje (22/06/24) ao vivo de futebol: onde assistir e horário

Confira onde assistir ao vivo aos jogos de futebol...

Prefeitura Municipal de Arenápolis entrega reforma da ESF Campina

A Prefeitura Municipal por meio da Secretaria Municipal de...

Estuprador é preso em flagrante em Tangará da Serra

A Delegacia Especializada de Defesa da Mulher (DEDM) prendeu...
Feito com muito 💜 por go7.com.br