quarta-feira, 29 maio 2024
- Publicidade -
15.6 C
Nova Olímpia
- Publicidade -
abaixo de ultimas notícias

Desentupimento de caixa de gordura: por que e como fazer

Após se mudar para uma casa com as tubulações e todos os encanamentos feitos da maneira correta, é normal que existam algumas coisas que você pode estar descobrindo agora.

Vamos fazer uso de um exemplo ativo: a caixa de gordura. É uma coisa que as casas mais novas estão começando a ter agora, portanto, é bem natural que você esteja descobrindo agora o que é.

E foi para isso que criamos esse artigo, para que você não tenha nenhuma dificuldade de entender o que é uma caixa de gordura e conseguir lidar com uma com tranquilidade no futuro.

Você também vai ler neste artigo:

  • O que é caixa de gordura?
  • Por que é importante ter uma caixa de gordura na sua residência?
  • O que pode causar entupimento na caixa de gordura?

O que é caixa de gordura?

A caixa de gordura é um aparato que pode ser feito de alvenaria com revestimento de argamassa ou de PVC, hoje em dia na maioria das casas é encontrado um mecanismo desses.

As caixas de gordura servem para coletar os resíduos que descem pela pia e fazem com que os canos não fiquem entupidos. Portanto, quando você joga alguma gordura na pia, como por exemplo, óleo.

Esse óleo desce pelo encanamento e chega na caixa de gordura, mantendo o resto das tubulações limpas e fora de alcance de qualquer produto gorduroso.

A caixa de gordura faz uso de um sistema bem simples. A caixa contém uma quantidade de água que funciona como um filtro, até porque água e gorduras não se misturam.

Essa caixa faz conexão com o tubo da pia. Então, quando desce água desce junto com alguma gordura, a água vai para o fundo da caixa e a gordura se mantém flutuando na água que se sobrou dentro da caixa.

Numa das paredes da caixa, tem um tubo que é para onde segue a água sem gordura, enquanto isso os resíduos que ficam na parte superior vão se acumulando até precisar de limpeza. Essa caixa geralmente é instalada perto de

Por isso é importante fazer a manutenção da caixa, para que não transborde nem tenha algum entupimento.

Como é feita a manutenção?

A manutenção é feita pelo esvaziamento da caixa e da limpeza dela, muitas pessoas fazem a própria limpeza de caixa de gordura.

Contudo, por ser uma manutenção desagradável aos olhos e ter um cheiro muito ruim. Então, algumas pessoas preferem contratar uma empresa de encanadores, que podem não só fazer a manutenção como também fazê-lo corretamente.

Pois se não for feito corretamente, isso pode acabar acarretando o entupimento da caixa. Portanto, a melhor opção é sempre chamar uma empresa especializada para fazer a limpeza.

Por que é importante ter uma caixa de gordura na sua residência?

Tendo uma caixa de gordura em casa você pode se manter longe de várias inconveniências, como por exemplo, o entupimento da sua encanação. E quando digo encanação, não me refiro somente a um cano em específico, e sim a tudo.

Evitando um entupimento da sua encanação. Desse modo, depois você não vai ter que lidar com o preço de pagar uma empresa para fazer todo o processo de hidrojateamento nas tubulações da sua casa.

Ou caso já tenha se tornado uma situação tão grave que você vai precisar trocar os canos. Tudo isso é um gasto de dinheiro e tempo que pode ser evitado simplesmente tendo uma caixa e fazendo a manutenção dela de tempo em tempo.

O tempo para fazer manutenção depende do tamanho da caixa e da quantidade de vezes em que é despejado resíduos gordurosos na pia, portanto uma dúvida desse tipo, pergunte ao síndico do seu condomínio ou a um encanador de confiança.

O que pode causar o entupimento da caixa de gordura?

Jogar soda cáustica no ralo da pia pode ter uma reação química com a gordura causando o processo chamado saponificação. Este processo pode causar uma complicação e entupir ainda mais a caixa.

Jogar algum produto químico que tenha como intuito diluir as gorduras no ralo da pia é um erro enorme, pois depois de passar pelo ralo da pia, esse químico vai chegar na caixa de gordura e vai diluir toda a gordura que está lá dentro.

Assim, toda a gordura que está na caixa pode sair pelo cano que deveria sair só a água. E dessa maneira, os canos que vem depois podem entupir todo o encanamento da sua casa por conta da gordura que saiu de um lugar que nunca deveria ter saído.

Outro descuido que as pessoas costumam fazer é jogar comida no ralo da pia. Mesmo sendo uma coisa que a maioria das pessoas sabem, algumas não se lembram ou acham que isso não vai causar nenhum problema.

O problema desse descuido é que mesmo indo para a caixa de gordura, esses restos podem entupir os encanamentos causando mais uma frustração para o morador ou proprietário desta casa.

Como desentupir a caixa de gordura?

Você pode contratar uma desentupidora de caixa de gordura, essas empresas são as mesmas empresa de encanadores.

Essas empresas são as mesmas empresas que fazem manutenção, que também podem fazer a instalação e caso você tenha alguma dúvida sobre o intervalo de tempo entre as manutenções, basta perguntar a eles, que eles vão sanar suas dúvidas.

Eles vão destampar essa caixa e retirar todo o resíduos que se mantém ali dentro com o que se parece uma mangueira. Esta mangueira vai sugar toda a gordura dentro da caixa. Logo depois a caixa vai ser limpa da maneira correta e fechada novamente.

E assim, você vai poder usar a sua pia de novo, sem se preocupar com qualquer gordura transbordando da caixa.

Uma dica é que vale muito mais a pena contratar uma empresa de Desentupidora em Campinas para fazer a manutenção da caixa do que ter que lidar com o entupimento da caixa se você deixar sem manutenção.

Portanto, pense bem se vale mais a pena gastar muito dinheiro com a limpeza das tubulações da sua casa por causa de entupimento ou para limpar uma caixa regularmente.

- Publicidade -
big master

Compartilhe

Popular

Veja também
Relacionados

Feito com muito 💜 por go7.com.br