quinta-feira, 22 fevereiro 2024
- Publicidade -
Banner Topo
28.6 C
Nova Olímpia
- Publicidade -
abaixo de ultimas notícias

Os 10 maiores produtores de aço do mundo

Indispensável na construção civil, o aço é um metal cuja composição é feita basicamente de ferro e carbono. Sua utilização é extremamente versátil e essencial em diversos setores, isso porque o material é usado em obras rodoviárias e ferroviárias, carros, eletrodomésticos, produção de máquinas e equipamentos, construção de prédios, trilhos de trem, etc. Desse modo, conheça os 10 maiores produtores de aço do mundo.

Cerca de mil vezes mais resistente do que o ferro, o aço é tão importante e difundido na sociedade moderna que no Brasil é comemorado anualmente o Dia Nacional do Aço em 9 de abril. Em 2021, o mundo produziu 1.951,9 milhões de toneladas métricas de aço, ficando a cargo de alguns países as maiores produções em números.

10 maiores produtores de aço do mundo: ranking dos paises

Embora a utilização do aço seja mais significativa na infraestrutura, o metal pode ser transformado em vários outros materiais, inclusive utensílios domésticos e enlatados. Além disso, o material é reciclável e, portanto, sustentável.

Nesse contexto, saiba quais são os 10 maiores produtores de aço do mundo, cuja economia é bastante influenciada por essa prática.

1. China

  • 1.032,8 milhões de toneladas métricas

Por conta da modernização das indústrias manufatureiras locais e o avanço da economia, o país ocupa o primeiro lugar do ranking dos 10 maiores produtores de aço do mundo. No entanto, na medida em que produz o metal, também o consome em larga escala. A maior parte do aço produzido é consumido no próprio país, sendo apenas menos do que 10% exportado – ainda assim, a China é o maior exportador de aço da Terra.

2. Índia

  • 118,2 milhões de toneladas métricas
aco 1
Depósito em Maharashtra, Índia. Imagem: niteenrk/Shutterstock

Outro gigante da indústria siderúrgica é a Índia. O país tem um forte mercado já estabelecido há anos. Isso porque foi o primeiro país a descobrir o aço com alto teor de carbono. Ultrapassando o Japão, a Índia produziu 118,2 milhões de toneladas métricas de aço em 2021.

Além disso, a produção doméstica aumentou 75% desde 2018, provando que o “Make In India” administrado pelo governo está dando resultados. Em contrapartida, a exportação de aço pelo país ainda está muito abaixo da produção.

3. Japão

  • 96,3 milhões de toneladas métricas

Conhecido por produzir aço de alta qualidade e ter as indústrias mais avançadas, o Japão ocupa o terceiro lugar entre os maiores produtores de aço do mundo. Embora tendo sido ultrapassado pela Índia recentemente, o país conta com tecnologias de última geração para melhorar ainda mais a qualidade e reduzir as emissões, produzindo os melhores aços sem prejudicar o meio ambiente.

Embora seja o terceiro país no mundo a produzir aço, o Japão é o segundo maior exportador do mundo – em 2021 foram exportadas aproximadamente 30 milhões de toneladas de aço.

4. Estados Unidos

  • 85,8 milhões de toneladas métricas

Combinando usinas siderúrgicas integradas e usinas especializadas, os Estados Unidos também produzem aço de qualidade e impressionantes 90 milhões de toneladas métricas. Com a pandemia pela Covid-19, o país sofreu uma escassez significativa na produção, mas logo conseguiu se recuperar.

5. Rússia

  • 75,6 milhões de toneladas métricas

Ocupando o quinto lugar entre os maiores produtores de aço do mundo e o terceiro lugar nas exportações globais, a Rússia fabricou mais de 70 milhões de toneladas métricas apenas em 2021.

O país conta com uma infraestrutura de aço consolidada e robusta na qual o mercado é avaliado em mais de US$ 60 bilhões.

6. Coreia Do Sul

  • 70,4 milhões de toneladas métricas

Economicamente importante, o aço na Coreia do Sul é uma commodity que representa quase 5% do PIB da indústria manufatureira. Na última década, o país manteve uma produção de quase 70 milhões de toneladas métricas por ano. Além de produtor, o país é um significativo exportador de aço.

7. Turquia

  • 40,4 milhões de toneladas métricas

Com uma produção de mais de 40 milhões de toneladas de aço em 2021, a Turquia possui um sistema de substituição de importações implementado em 1980 que contribuiu para o aumento nas exportações do país.

Desse modo, o aço representa aproximadamente 10% do valor total das exportações da indústria, o que equivale a 18,53 milhões de toneladas métricas de aço, fazendo com que a Turquia ocupe o sexto lugar entre os 10 maiores produtores de aço do mundo.

8. Alemanha

  • 40,1 milhões de toneladas métricas

A produção de aço é um importante pilar na economia alemã. O país, maior da União Europeia, produziu 40 milhões de toneladas de aço somente em 2021.

Alemanha possui grandes clientes, sobretudo nos setores automotivos e de construção. Ademais, o país é também o quinto exportador de aço mundial.

9. Brasil

  • 36,2 milhões de toneladas métricas
aco 2
Usiminas, maior siderúrgica do Brasil e maior complexo siderúrgico da América Latina. Imagem: T photography/Shutterstock

Brasil ocupa o nono lugar entre os 10 maiores produtores de aço do mundo. Desde 2010, o Brasil produziu mais de 30 milhões de toneladas de aço anualmente e, em 2021, a produção local de 36,2 milhões de toneladas foi a maior em um único ano. O feito mostra que o setor tem um grande potencial de crescimento.

Mas não é só isso, o Brasil também é um exportador importante de aço, com 11 milhões de toneladas exportadas para mais de 100 países em 2021.

10. Irã

  • 28,5 milhões de toneladas métricas

Produzindo mais de 28 milhões de toneladas métricas de aço em 2021, o Irã é um país que conseguiu desenvolver sua infraestrutura siderúrgica e hoje ocupa a última posição entre os maiores produtores de aço do mundo.

Embora exista uma inconstância na produção, o país exporta para mais de 100 países e conseguiu se estabilizar perto do final do ano [2022].

- Publicidade -
big master

Compartilhe

Popular

Veja também
Relacionados

Desmatamento na Amazônia cai 60% em janeiro de 2024

O desmatamento na floresta amazônica caiu 60% em janeiro deste ano, chegando ao...

Bandido que agrediu vítima ao roubar bicicleta é preso pela PJC de Tangará

A Polícia Judiciária Civil por meio da Delegacia Especializada...

Concursos públicos municipais pagam até R$ 18 mil em MT

Concursos públicos e seletivos com inscrições abertas em Mato...
Feito com muito 💜 por go7.com.br