quinta-feira, 30 maio 2024
- Publicidade -
Dengue
14.1 C
Nova Olímpia
- Publicidade -
abaixo de ultimas notícias

Casas trogloditas: famílias vivem no subterrâneo da Tunísia

Em algum momento da sua vida você já deve ter escutado a palavra “troglodita”, proferida como uma ofensa, e se questionado sobre seu significado. Afinal, o que esse termo significa? No sentido mais literal, troglodita é uma pessoa que vive sozinha, em reclusão ou até mesmo em um buraco.

Você quer saber algo ainda mais curioso? Ainda existem alguns trogloditas ao redor do mundo e isso não é motivo de vergonha para nenhum deles. Recentemente, a fotógrafa da Reuters Zohra Bensemra passou um tempo na região Djebel Dahar, no sul da Tunísia, onde alguns moradores vivem em casas subterrâneas há séculos, as quais também são conhecidas como “casas trogloditas”. Conheça mais sobre essa história!

 

Proteção climática

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

As casas trogloditas na Tunísia, construídas dentro de cavernas, são bastante famosas na região e cumprem o propósito de oferecer proteção contra os extremos climáticos, seja o calor escaldante do verão ou o frio de congelar no inverno do deserto árido.

Segundo o relatório de Bensemra para a Reuters, agora existem menos dessas casas subterrâneas do que no passado — visto que é uma prática que caiu em desuso. “Nas últimas décadas, o despovoamento rural significou que menos pessoas moram nas casas, compostas por quartos escavados nas paredes de um pátio circular escavado. As poucas famílias restantes dizem que estão apegadas às casas e à terra ou não veem como se mudar”, explicou. 

História antiga

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Embora as casas trogloditas realmente sejam bastante úteis por manter uma temperatura fresca durante os meses quentes de verão e temperaturas mais quentes durante o inverno, esse não é o único motivo de terem sido construídas. No passado, tribos berberes, que costumavam florescer no norte da África antes da conquista árabe, buscavam abrigo na região.

Forçados a improvisar, o grupo passou a construir suas aldeias nas montanhas para se proteger melhor dos ataques dos inimigos. Tradicionalmente, as casas berberes eram construídas no subsolo ou dentro de uma rocha, como uma caverna. Como citado anteriormente, muitas dessas aldeias foram abandonadas e deixadas em ruínas.

No entanto, outras acabaram sendo transformadas em hotéis e continuam atraindo turistas até hoje. Engana-se também quem pensa que a Tunísia é o único país com esse tipo de construção. Quem decidir explorar o interior da França também poderá encontrar algumas casas trogloditas no Vale do Loire, onde ainda são usadas por moradores que buscam por um modo de vida mais simples ou simplesmente por pessoas que fazem e amadurecem vinho na região. 

- Publicidade -

Compartilhe

Popular

Veja também
Relacionados

Feito com muito 💜 por go7.com.br