sábado, 18 maio 2024
- Publicidade -
30.2 C
Nova Olímpia
- Publicidade -
abaixo de ultimas notícias

5 curiosidades sobre seres humanos que explicamos em 2022

5 curiosidades sobre seres humanos que explicamos em 2022

Por Nathan Vieira | Editado por Luciana Zaramela | 25 de Dezembro de 2022 às 16h00

 

clique para compartilhar

 

Link copiado!

Kundoy/Envato

Kundoy/Envato

“Porque sim” não é a resposta! Existem diversas questões pertinentes feitas pela humanidade, e por mais que alguns mistérios ainda persistam, felizmente os cientistas já conseguem responder a maioria dessas perguntas. Considerando o fim de 2022, o Canaltech separou as perguntas científicas mais intrigantes que foram respondidas ao longo do ano.

Por que sentimos nostalgia?

Nostalgia é a mescla entre felicidade e tristeza, quando lembramos de uma época do passado (Imagem: Lazy_Bear/Envato)

A maioria das pesquisas disponíveis hoje argumenta que a nostalgia serve a várias funções, como ajudar a esclarecer o senso de nossa identidade ao longo do tempo, considerando que o ser humano muda constantemente. Além disso, os especialistas da área esclarecem que a nostalgia serve a uma função psicológica essencial por ser uma emoção altamente social e nos conectar com outras pessoas.

Por que as pessoas enxergam cores diferentes?

Muitas coisas influenciam a percepção das cores (Imagem: KonstantinKolosov/Envato)

Na prática, cada um desses cones tem uma opsina fotossensível, que é a molécula que muda de forma quando a luz é recebida e que determina a sensibilidade da célula ao comprimento de onda. Os genes que codificam cada opsina podem ter diferentes traços de DNA, o que gera diferentes combinações, influenciando diretamente na diferença que uma pessoa vê as cores, em comparação com outra.

Por que o rosto fica vermelho quando estamos com vergonha?

(Imagem: look_studio/Envato)

Essa vermelhidão faz parte do mecanismo de reação do corpo humano a uma situação de emergência. Para direcionar toda a energia disponível para os músculos, a frequência cardíaca e a frequência respiratória aumentam para fornecer o máximo de oxigênio possível.

Há, ainda, um papel da adrenalina, um estimulante natural do corpo, que aumenta a taxa de respiração e faz com que as pupilas se dilatem, tal como os vasos sanguíneos profundos, a fim de obter mais oxigênio e mais energia onde é mais necessário.

Por que letra de médico é feia?

Existem teorias para a letra de médico ser desse jeito (Imagem: Rido81/envato)

Não se sabe o que leva a letra de médico a ficar tão ininteligível, já que é pergunta muito subjetiva e que generaliza a profissão. No entanto, existem algumas teorias que podem respondê-la. As exigências do ofício, por exemplo, podem ser fatores que colaboram para uma letra de difícil compreensão.

Isso porque um médico precisa passar por muitas consultas em sequência e enfrenta cargas extenuantes de trabalho. Além disso, a necessidade de escrever diversos processos — receitas, prontuários, laudos — e ainda assim atender pacientes acaba resultando em uma letra feita às pressas.

Outra teoria é que na faculdade, os estudantes de medicina precisam anotar muitas coisas muito rápido. O uso de jargões incompreensíveis torna o conteúdo ainda mais difícil de se compreender, por isso farmacêuticos têm mais facilidade em decifrar.

Por que nossa criatividade parece maior antes de dormir?

Ciência explica por que a criatividade surge a noite (Imagem: amenic181/Envato)

Pesquisadores vêm investigando uma das perguntas científicas mais intrigantes: por que nossa criatividade parece maior antes de dormir? O que acontece é que, quando o cérebro se encontra em um estado de extremo relaxamento, é capaz de gerar novas conexões e permitir que novos caminhos neurais se formem, o que ajuda a encontrar soluções criativas para os problemas e pensar através de um ponto de vista que ainda não tinha sido explorado.

Por Nathan Vieira | Editado por Luciana Zaramela

- Publicidade -

Compartilhe

Popular

Veja também
Relacionados

5 benefícios do chá de canela para a saúde

A canela, um ingrediente presente na culinária há séculos,...

Jogos hoje (18/05/24) ao vivo de futebol: onde assistir e horário

Confira onde assistir ao vivo aos jogos de futebol...

Em vídeo, cantor Zezé Di Camargo enaltece segurança e policiais de MT

Em vídeo, o cantor Zezé Di Camargo prestou breve...
Feito com muito 💜 por go7.com.br