sábado, 18 maio 2024
- Publicidade -
30.2 C
Nova Olímpia
- Publicidade -
abaixo de ultimas notícias

10 alimentos ricos em vitamina D para sua saúde

Mesmo com menor exposição ao sol no inverno, é possível obter níveis satisfatórios do nutriente no organismo

Conseguir a quantidade ideal de vitamina D em seu organismo pode ser um desafio — especialmente com a chegada do inverno. Felizmente, alguns alimentos podem ajudar.

A vitamina D é o único nutriente produzido por seu organismo com a exposição à luz solar. Dessa forma, quando você não toma sol o suficiente, pode desenvolver uma deficiência — o que constantemente desencadeia problemas de sono, energia baixa e até mesmo depressão.

Por isso, se você deseja prevenir condições de saúde aumentando seus níveis de vitamina D no organismo, a saída pode ser incluir alguns alimentos-chave à sua dieta. Saiba quais com informações da “Slice”.

1 — PEIXES OLEOSOS

Unsplash

Peixes oleosos como salmão, atum, cavalinha e sardinha são ótimas fontes de vitamina D3 — aquela provinda de fontes animais — e ômega 3. Uma porção desses peixes pode atender, nesse sentido, quase toda a sua necessidade diária destes nutrientes.

2 — ÓLEO DE FÍGADO DE BACALHAU

Freepik

Se os peixes não te apetecem, opte pelos suplementos. O óleo de fígado de bacalhau, por exemplo, é comumente comercializado em cápsulas — e é uma ótima fonte de vitamina D3 e ômega 3.

3 — GEMA DE OVO

Unsplash

Ao consumir seus ovos matinais, não dispense a gema. Ela é enriquecida com vitaminas e minerais e conta, além disso, com aproximadamente 5% da ingestão diária recomendada (IDR) de vitamina D de um adulto. 

4 — MANTEIGA 

Unsplash

Além de cálcio — nutriente essencial para a saúde dos ossos — a manteiga também contém vitamina D.

5 — COGUMELOS

Unsplash

Os cogumelos são uma ótima opção proteica e vegana de fonte de vitamina D. O alimento é fonte de vitamina D2, aquela provinda de fontes vegetais, e “pode ser usado para tratar distúrbios de cálcio e distúrbios da paratireóide”, de acordo com o portal.

No entanto, a recomendação é que você adquira cogumelos provindos da natureza, pois aqueles cultivados comercialmente geralmente crescem no escuro e não são expostos à luz UV para sintetizar a vitamina.

6 — BROTO DE GIRASSOL

Unsplash

Além de serem fonte de vitamina D, os brotos de girassol contêm vitaminas A, B, E e K. 

7 — SUCO DE LARANJA

Unsplash

suco de laranja é uma opção vegana, saudável e acessível de se consumir vitamina D.

8 — ESPINAFRE 

Pexels

Se você ama folhas, então o espinafre é seu maior aliado para obter mais vitamina D e cálcio. Além de ser energizante e vegano, tal qual o suco de laranja, é versátil e combina com molhos, saladas e sanduíches.

9 — OSTRAS

Pexels

Ostras são frutos do mar ricos em proteínas e vitaminas D e B12, além de nutrientes como zinco e ômega 3. Além disso, especula-se que elas sejam ativadoras de bom humor.

10 — QUEIJO

Unsplash

queijo é outra ótima opção de fonte de vitamina D e cálcio. Diferentes tipos de queijo contêm diferentes quantidades dos nutrientes, mas todos eles são, definitivamente, deliciosos!

- Publicidade -

Compartilhe

Popular

Veja também
Relacionados

5 benefícios do chá de canela para a saúde

A canela, um ingrediente presente na culinária há séculos,...

Jogos hoje (18/05/24) ao vivo de futebol: onde assistir e horário

Confira onde assistir ao vivo aos jogos de futebol...

Em vídeo, cantor Zezé Di Camargo enaltece segurança e policiais de MT

Em vídeo, o cantor Zezé Di Camargo prestou breve...
Feito com muito 💜 por go7.com.br