segunda-feira, 24 junho 2024
- Publicidade -
22 C
Nova Olímpia
- Publicidade -
abaixo de ultimas notícias

Conheça os benefícios dos suplementos de colágeno

 

Quem segue influenciadoras nas redes sociais provavelmente já se deparou com publicidades de sucos, balas ou suplementos de colágeno. Mas por que esse ingrediente é tão popular? Quais são seus benefícios?

Segundo a “Women’s Health”, de onde são as informações, o colágeno é a proteína que age como um “andaime” para sua pele, segurando seu rosto e mantendo-o firme. Por volta dos 25 anos, seu suprimento natural da proteína começa a decair, e é quando você pode notar as primeiras linhas de expressão surgindo. 

 

Nesse sentido, é compreensível por que tantas mulheres estão se rendendo aos produtos que prometem repor seus estoques de colágeno. Mas será que eles realmente funcionam? Entenda a seguir.

POR QUE TOMAR SUPLEMENTOS DE COLÁGENO?

“O colágeno tipo 1 é a forma mais abundante de colágeno em nossa pele, e seus níveis se esgotam rapidamente como resultado de processos de envelhecimento intrínsecos e extrínsecos”, explica a dermatologista Anita Sturnham. “Faz sentido que fornecer ao corpo uma fonte nutricional de colágeno tipo 1 biodisponível permitirá o reabastecimento dos estoques de colágeno na derme e ajude a aumentar o ‘andaime’ natural da pele.”

Segundo a fundadora da marca de suplementos Rejuvenated, Kathryn Danzey, “sua pele é composta de 75% de colágeno, mas após os 25 anos, a síntese de colágeno reduz a uma taxa de 1,5% ao ano e, após os 45 anos, seus níveis de colágeno podem ter caído em até 30%”. 

Já que o colágeno é responsável pela firmeza da pele, os efeitos da falta dele com o passar dos anos são visíveis: seu rosto pode se tornar mais flácido e com marcas de expressão. 

A médica especialista em cosmética Ewoma Ukeleghe ressalta, entretanto, a importância de os suplementos serem compostos por colágeno hidrolisado — ou “peptídeos de colágeno” — com vitaminas adicionais. Isso porque a proteína inteira é quebrada durante a digestão, e há poucas evidências de que seus fragmentos podem viajar pela corrente sanguínea e causar mudanças reais na pele.

Em contrapartida, acredita-se que o colágeno hidrolisado tem maior capacidade de aguentar esse processo. Contudo, mais evidências científicas são necessárias para a comprovação da teoria.

COMO OS SUPLEMENTOS DE COLÁGENO FUNCIONAM?

De acordo com a revista, uma vez em seu organismo, os peptídeos de colágeno “estimulam fibroblastos em sua pele para ‘enganar’ seu próprio colágeno para se tornar mais ativo”. Kathryn explica: “A alta proporção de colágeno hidrolisado que entra em seu sistema quando você o ingere permite que 90% a 95% dos peptídeos de colágeno atinjam locais-alvo em seu corpo.”

O colágeno estimula, ainda, a produção de ácido estomacal, o que promove uma melhor digestão dos alimentos.

No entanto, o cirurgião plástico Paul Banwell destaca que os resultados dos suplementos podem demorar no mínimo 30 dias para aparecer. Portanto, é necessário observar que eles devem ser tomados regularmente e adotados como parte de um estilo de vida saudável.

Além disso, a proteína não pode reverter as rugas e marcas de expressão existentes. No entanto, a nutricionista Rhian Stephenson observa: “Se for combinado com os nutrientes acessórios corretos, um suplemento diário focado na pele pode ajudar na qualidade, saúde e aparência da pele”.

 

QUAL SUPLEMENTO DE COLÁGENO TOMAR?

Para saber qual é o melhor tipo de colágeno para sua pele e organismo, o ideal é conversar com um dermatologista. No entanto, Rhian indica que, independentemente do tipo, “é importante que o suplemento inclua os cofatores que estão envolvidos na síntese de colágeno para prevenir danos e melhorar a elasticidade, como vitamina C, vitamina A, zinco, ácido hialurônico e outros antioxidantes”.

- Publicidade -

Compartilhe

Popular

Veja também
Relacionados

Veículo adulterado e com registro de furto é recuperado pela PM em Arenápolis 

A Polícia Militar recuperou um veículo nesta ultima sexta-feira,...

Jogos hoje (23/06/24) ao vivo de futebol: onde assistir e horário

Confira onde assistir ao vivo aos jogos de futebol...
Feito com muito 💜 por go7.com.br