domingo, 25 fevereiro 2024
- Publicidade -
Banner Topo
26.3 C
Nova Olímpia
- Publicidade -
abaixo de ultimas notícias

Varíola dos macacos: nota técnica orienta grávidas quanto a prevenção da doença

 

O Ministério da Saúde emitiu uma nota técnica para orientar as gestantes, puérperas e lactantes quanto aos cuidados a serem adotados para evitar o adoecimento com a varíola dos macacos (Monkeypox). As duas principais ações indicadas é o uso de máscaras faciais e de preservativos durante as relações sexuais.

O documento foi divulgado pelo governo federal nesta segunda-feira (1º) e pontua que a preocupação com a manifestação da doença em gestantes tem como base o que acontecia nos casos anteriores de acometimento pela varíola.

“Os desfechos da infecção pelo vírus da varíola, que é do mesmo grupo (ortopoxvírus) do MPXV, associavam-se ao aumento na morbidade e mortalidade materna e perinatal, com riscos maiores de abortamento espontâneo, morte fetal e parto pré-termo”, explica o texto.

As recomendações

A nota técnica destaca que a doença pode se manifestar nas mulheres grávidas da mesma forma que nas demais pessoas. Porém, há uma chance maior de agravar o quadro clínico.

Portanto, de forma geral, os cuidados indicados são: manter o uso de máscaras em ambientes onde possa haver casos de contaminação com vírus, afastar-se de pessoas que apresentem sintomas suspeitos como febre e lesões de pele-mucosa, uso do preservativo em todas as relações sexuais e observar se a parceria sexual apresenta alguma lesão na área genital, se tiver, não mantenha contato.

Busca por atendimento

Em caso de algum sintoma suspeito, o médico deve ser procurado para fazer a investigação.

Nos casos sintomáticos, a recomendação do Ministério tem sido pelo isolamento por 21 dias com monitoramento dos sinais da doença.  Caso as grávidas apresentem um quadro moderado ou grave, o direcionamento é pela hospitalização.

- Publicidade -
big master

Compartilhe

Popular

Veja também
Relacionados

A Transfiguração: «Este é o meu Filho amado. Escutai-o!»

Domingo 2 (B) da Quaresma Evangelho Mc 9,2-10 Seis dias depois, Jesus levou...

Maragogi, Gunga e Milgares; saiba mais sobre pontos turísticos do Alagoas

Com turismo em alta, especialmente no verão, estado do...
Feito com muito 💜 por go7.com.br