quinta-feira, 30 maio 2024
- Publicidade -
15.6 C
Nova Olímpia
- Publicidade -
abaixo de ultimas notícias

SESP: Barra do Bugres é uma das cinco cidades com mais mortes por intervenção policial

Levantamento da Secretaria de Estado de Segurança Pública mostra um crescimento de 121% no número de mortes em Mato Grosso por intervenção das forças policiais nos primeiros 10 meses deste ano.

Os dados abrangem o período de janeiro a outubro, e compara o mesmo período do ano anterior. Em 2022 foram registradas 87 mortes, já neste ano foram 192.

Segundo o levantamento, em todo ano de 2022 foram 109 mortes no estado.

A cidade com maior número de mortes por intervenção da polícia é Cuiabá, que neste ano registrou 26 casos. Em seguida, aparecem, Sorriso e Várzea Grande, que tiveram 14. Depois, vem Sinop, que teve 10 mortes.

Chama atenção a cidade de Barra do Bugres, que figura no estado com a 5ª colocação nesse ranking, com nove mortes em decorrência de ação policial.

Ao todo, até outubro deste ano, 57 dos 141 municípios de Mato Grosso registraram pelo menos uma morte por intervenção das forças policiais.

Confrontos

Informações de bastidores apuradas pela redação indica que o aumento do número de mortes em ação policial pode estar relacionado com o aumento nas ocorrências envolvendo facções criminosas.

Os confrontos entre policiais e estas facções quase sempre são letais, como ocorreu em várias ocasiões, nas ações da Operação Força Total, quando criminosos promoveram ataques violentos na região.

Segundo publicações na Imprensa regional, mortes ocorreram durante confrontos entre criminosos e policiais em janeiro (cinco mortes, com duas vítimas com mandados de prisão), fevereiro (duas mortes, de criminosos que se preparavam para realizar um assalto), julho (um criminoso envolvido em execuções) e setembro (morte de criminoso que reagiu numa abordagem no combate ao tráfico de drogas).

- Publicidade -

Compartilhe

Popular

Veja também
Relacionados

Feito com muito 💜 por go7.com.br