quinta-feira, 18 abril 2024
- Publicidade -
Dengue
22.8 C
Nova Olímpia
- Publicidade -
abaixo de ultimas notícias

Seduc-MT capacita 1,2 mil coordenadores pedagógicos para o início das aulas

Profissionais são preparados para a continuidade das políticas educacionais nas 647 escolas da rede a partir de 5 de fevereiro

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) capacitou 1.242 coordenadores pedagógicos que assumirão as respectivas funções no ano letivo de 2024, que inicia no dia 5 de fevereiro. A formação ocorreu no final de semana no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá, com o objetivo de preparar esses profissionais para os desafios propostos pelas 30 políticas que compõem o Plano EducAção 10 Anos.

Os coordenadores foram capacitados em diversas áreas, como gestão escolar, currículo, avaliação educacional, formação continuada de professores, entre outras. A meta foi prepará-los para a continuidade das políticas educacionais da Seduc em suas 647 escolas.

O secretário de Estado de Educação, Alan Porto, destacou a importância dessas novas equipes para a melhoria do ensino-aprendizagem e o quanto é fundamental oferecer um ensino de qualidade e proporcionar oportunidades igualitárias aos estudantes.
Porto enfatizou que as ações propostas pelo Plano EducAção 10 Anos são fundamentais para alcançar esse objetivo e a formação dos coordenadores pedagógicos é um passo importante nessa direção. Para ele, a capacitação desses profissionais garantirá a continuidade da implementação efetiva das políticas educacionais, bem como o acompanhamento e a avaliação de sua eficácia.
“A formação continuada dos professores é estruturada por cursos propostos na perspectiva do desenvolvimento profissional docente e visa atender as necessidades de melhoria de aprendizagem dos estudantes, identificadas a partir dos resultados de avaliações internas e externas e no desempenho na rotina escolar”, explicou o secretário.
A mestre em Educação e criadora da pós-graduação em coordenação pedagógica, Paola Sotta, foi a palestrante do evento de formação. Sotta ressaltou os três pilares para que as equipes sejam lideradas com maestria e melhorem o resultado pedagógico nas escolas.
“O trabalho dos coordenadores pedagógicos é fundamental para promover a articulação entre a equipe gestora, os professores e os estudantes, buscando garantir um ambiente escolar favorável à aprendizagem”, disse.
Os profissionais são responsáveis por acompanhar o desenvolvimento dos estudantes, apoiar os professores na elaboração de planos de ensino e promover ações pedagógicas que contribuam para a melhoria da qualidade da educação.
Rosinei Ferreira, coordenadora da Escola Estadual André Antônio Maggi, em Feliz Natal, foi uma das educadoras que participaram da formação. Ela disse que se sentiu motivada e honrada, pois no conteúdo ministrado foi possível identificar que a Seduc está comprometida com bem-estar dos profissionais da Educação e com a formação continuada.
Já Rosane Behling, da Escola Estadual Padre José Maria do Sacramento, em Nova Brasilândia, parabenizou o estado por capacitar os profissionais para que o resultado da Educação continue mudando vidas em sala de aula. “A ideia foi excelente e nos trouxe um norte para a semana pedagógica que antecederá a volta às aulas. Me sinto honrada e valorizada como profissional da Educação”, finalizou.
- Publicidade -

Compartilhe

Popular

Veja também
Relacionados

O Impacto da Patrulha Maria da Penha na Segurança das Mulheres em Nova Olímpia

Na tarde da última terça-feira dia (16), a secretária...

Quase 4 bilhões de pessoas correm risco de infecção pelo Aedes

Quase quatro bilhões de pessoas em todo o mundo...

MT reduz em 49% desmatamento de floresta nativa em 2023 em relação a 2022

Mato Grosso reduziu em 49% o desmatamento de floresta...
Feito com muito 💜 por go7.com.br