terça-feira, 23 julho 2024
- Publicidade -
Dengue
35.8 C
Nova Olímpia
- Publicidade -
abaixo de ultimas notícias

Preços do mercado agropecuário voltam ao patamar de antes da guerra entre Rússia e Ucrânia

 

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulgou, nesta quinta-feira (8), a nota de Preços e mercados agropecuários, que traz uma análise do acompanhamento dos preços domésticos e internacionais, além do balanço de oferta e demanda dos principais produtos agropecuários brasileiros referentes à safra 2021-2022 e 2022-2023.

A análise, feita em parceria com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e com o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea/Esalq/USP), também apresenta perspectivas do setor para a próxima safra.

No primeiro trimestre deste ano, o conflito entre Rússia e Ucrânia provocou uma aceleração nos preços das principais commodities agrícolas. Já o cenário no segundo trimestre de 2022 foi marcado pela reversão do ciclo de aumento de preços desses produtos, em especial, do trigo, que retornou ao patamar de preços praticados no final de 2021, apesar da alta de 80% registrada entre fevereiro e março deste ano.

O Brasil é o maior produtor e exportador mundial de soja e o quarto maior exportador mundial de milho. A boa safra brasileira este ano, inclusive do trigo, contribuiu para o recuo dos preços dos grãos, que haviam sido impactados pelo conflito no Leste Europeu no início do ano.

Os pesquisadores identificaram certa estabilidade nos preços das proteínas animais graças à recuperação do rebanho de bovinos e à maior disponibilidade de carne suína no mercado doméstico, após queda nos embarques para a China. A carne de frango segue com maior demanda, mas ainda em patamares elevados.

As incertezas em relação às perspectivas para o crescimento econômico global influenciaram as cotações das demais soft commodities, como açúcar, café, algodão e cacau.

A aceleração inflacionária causada pelo aumento dos custos de energia gerou temores de aumento das taxas de juros nos principais mercados globais, como nos Estados Unidos e União Europeia. Esses fatores contribuíram para a interrupção da escalada de preços agropecuários, inclusive de seus principais insumos, como os fertilizantes.

O levantamento do Ipea conta com a participação do Cepea/Esalq/USP para as análises dos preços domésticos, e da Conab para as análises de produção e dos balanços de oferta e demanda domésticos.

- Publicidade -
big master

Compartilhe

Popular

Veja também
Relacionados

Cresce procura por crédito para energia solar no Estado

A crescente preocupação com os impactos negativos ao meio...

Corinthians manifestou interesse pelo atacante Isidro Pitta, do Cuiabá

O atacante Ángel Romero revelou, nesta semana, que o Corinthians perguntou a...
Feito com muito 💜 por go7.com.br