sexta-feira, 26 julho 2024
- Publicidade -
25.4 C
Nova Olímpia
- Publicidade -
abaixo de ultimas notícias

Plantação de pitaya é uma alternativa econômica para agricultura familiar

O agricultor e servidor público, Gerson Ferreira, tem uma produção de pitaya na sua propriedade, no norte do estado, no município de Santa Carmem, a 493 km de Cuiabá. Ele é servidor público há 20 anos, e concilia o trabalho com a vida no campo.

 

“Eu e minha esposa assistimos um vídeo da pitaya, foi aí que nós resolvemos começar a plantar e deu certo. A expectativa para esse cultivo é de ao menos 1.5 mil kg. Eu sempre gostei de plantar e sou feliz fazendo isso”, disse.

De acordo com a esposa e agricultora Laurides Ferreira, a atividade traz grande satisfação a ela.

“É muito gratificante para a gente, que gosta de cultivar a pitaya, que é a fruta do dragão. A fruta em si não dá muito trabalho, chegando no tempo de elas produzirem, a gente chega, dá um jeitinho nela, dá uma poda e logo ela já vem aflorada”, explicou.

O Gerson e a família são acompanhados pela agricultura familiar de Santa Carmem.

“A gente tem uma preocupação muito grande, principalmente com o pequeno produtor, porque ele precisa de alternativas, nós sabemos que hoje a agricultura familiar no nosso país ela passa por muitas dificuldades na sucessão familiar, e quando a gente encontra pessoas como o Gerson e a Laurides, que tem isso no sangue, a gente procura de uma certa forma auxiliar e orientar para que eles possam diversificar a sua produção”, informou o engenheiro agrônomo, Jonas Martins.

O secretário de agricultura, Márcio Schneider, contou que a propriedade conta com um total de 370 pés de pitaya, que podem chegar a produzir uma média de oito a 16 kg de fruta por pé.

“A gente tem uma produção aqui, quase que 100% orgânica, tanto a parte de adubação, quanto a parte de controle de inseticida. Nosso acompanhamento técnico aqui, é mais com relação a algumas doenças que não tem produtos licenciados pelo Mapa [Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento] para a pitaya. Boa parte dos produtos que a gente poderia utilizar, são na verdade de outras culturas, que a gente adapta para a cultura da pitaya”, concluiu.

 
O agricultor e servidor público, Gerson Ferreira tem uma produção de pitaya na sua propriedade — Foto: Reprodução TVCA

O agricultor e servidor público, Gerson Ferreira tem uma produção de pitaya na sua propriedade — Foto: Reprodução TVCA

- Publicidade -
big master

Compartilhe

Popular

Veja também
Relacionados

Para celebrar a França

A abertura oficial dos Jogos Olímpicos de Verão será...

Arrecadação no primeiro semestre teve aumento de 9,08%

A arrecadação do governo federal apresentou um aumento real, descontada...

34 membros do MP recebem mais de R$ 150 mil em um mês

Penduricalhos elevam salários de promotores e procuradores do Ministério...
Feito com muito 💜 por go7.com.br