quinta-feira, 23 maio 2024
- Publicidade -
Dengue
22.1 C
Nova Olímpia
- Publicidade -
abaixo de ultimas notícias

Nova variedade de banana é criada em MT

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), em parceria com a Empresa Mato-Grossense de Pesquisa Assistência e Extensão Rural (Empaer), lançou uma nova variedade, chamada de “B-R-S Terra Anã”, que é característica pela alta produtividade, maior número de frutos por cacho e o porte baixo, o que facilita a colheita e não tomba com o vento.

A nova variedade lançada faz parte do programa de melhoramento genético da Embrapa, que trabalha em parceria com a Empaer, em busca de novas variedades que atendam a demanda dos produtores rurais do estado.

Segundo o pesquisador da Empaer, Humberto Carvalho, em 2016 a Embrapa encaminhou 13 genótipos de banana tipo terra para avaliação em campo. 

De acordo com a Embrapa, esses 13 genótipos foram encaminhados para o campo de pesquisa em Cáceres, a 220 km de Cuiabá e em 2016 começaram as primeiras avaliações. Na seleção, plantas destaques foram identificadas, multiplicadas e distribuídas para diferentes produtores no Brasil.

Ainda segundo Humberto, “cada cacho do bananal da nova variedade pode produzir quase o dobro de frutas que a Farta Velhaco produz”.

A nova variedade lançada, faz parte do programa de melhoramento genético da Embrapa.  — Foto: Mais Agro

A nova variedade lançada, faz parte do programa de melhoramento genético da Embrapa. — Foto: Mais Agro 

A pesquisa

O objetivo da pesquisa é atender os produtores rurais, como o Eduardo Teixeira, de Tangará da Serra, a 242 km de Cuiabá. Ele tem uma propriedade de 17 hectares e cultiva pelo menos oito hectares de banana.

Segundo o produtor, atualmente, é cultivado a banana Farta Velhaco (banana da terra convencional), e a B-R-S Terra Anã.

“A maior parte da minha propriedade, hoje, é plantada para cultivar Farta Velhaco, porém, eu tenho cerca de dois hectares e meio da B-R-S Terra Anã”, explicou.

Ainda segundo ele, a variedade da B-R-S Terra Anã é muito mais promissora e a produção chega até 200% mais produtiva, quando comparada com a cultivare Farta Velhaco.

Segundo a Embrapa, a nova variedade tem qualidade  superior à Farta Velhaco, que é o padrão cultivado em MT.  — Foto: Mais Agro

Segundo a Embrapa, a nova variedade tem qualidade superior à Farta Velhaco, que é o padrão cultivado em MT. — Foto: Mais Agro

- Publicidade -

Compartilhe

Popular

Veja também
Relacionados

El Niño causa rachaduras nas geleiras da cordilheira dos Andes

O El Niño, fenômeno natural caracterizado pelo aquecimento anormal...

Jogos hoje (23/05/24) ao vivo de futebol: onde assistir e horário

Confira onde assistir ao vivo aos jogos de futebol...
Feito com muito 💜 por go7.com.br