quarta-feira, 17 abril 2024
- Publicidade -
Dengue
23.2 C
Nova Olímpia
- Publicidade -
abaixo de ultimas notícias

Mato Grosso registrou abertura de 85,4 mil empresas em 2023

Em 2023, foram abertas 85.483 no estado, segundo os dados da Junta Comercial de Mato Grosso (Jucemat). O número representa um crescimento de 6,56% nos registros de empresas comparado ao ano de 2022, o qual registrou 80.217 aberturas.

A Jucemat é a quarta mais rápida do país, levando em média 1 horas e 36 minutos para abertura de uma empresa, por meio da Rede Nacional de Simplificação do Registro e da Legalização de Empresa e Negócios (Redesim). Todos os municípios de Mato Grosso já aderiram ao Redesim, sendo integrados à rede.

Segundo o presidente da Jucemat, Manuel Lourenço, o crescimento foi motivado pela isenção do preço público na abertura das empresas, previsto em lei estadual.

“Hoje na Junta Comercial não falamos em desburocratizar e sim em simplificar. Um exemplo disso foi a iniciativa do Governo do Estado de levar a isenção do Preço Público para Assembleia Legislativa, a qual foi aprovada. Àqueles que abrem sua empresa pelo Sistema Jucemat Empresa Instantânea, obtém isenção da taxa de abertura, de acordo com a Lei n°728 de 2022. Desde a aprovação da lei percebemos o aumento”, explicou o presidente.

O Sistema da Jucemat foi baseado no modelo one stop shop (loja de uma parada, em tradução livre), a plataforma é um modelo de Balcão Único – nome dado em outros Estados – que inova em concentrar as emissões de documentações empresariais em um único espaço.

Além disso, o presidente destacou que, hoje, para se fechar uma empresa é simples e leva-se minutos fator que inibe as inseguranças dos empreendedores. Em 2023, 36.701 empresas foram fechadas, já em 2022, 28.939.

Vale lembrar que, em 2023, a Jucemat recebeu a visita de oito presidentes de Juntas Comerciais, com o intuito de conhecer o trabalho desenvolvido em Mato Grosso, o qual destaca-se pela rapidez e eficiência.
 

- Publicidade -

Compartilhe

Popular

Veja também
Relacionados

O Impacto da Patrulha Maria da Penha na Segurança das Mulheres em Nova Olímpia

Na tarde da última terça-feira dia (16), a secretária...

Quase 4 bilhões de pessoas correm risco de infecção pelo Aedes

Quase quatro bilhões de pessoas em todo o mundo...

MT reduz em 49% desmatamento de floresta nativa em 2023 em relação a 2022

Mato Grosso reduziu em 49% o desmatamento de floresta...
Feito com muito 💜 por go7.com.br