domingo, 14 julho 2024
- Publicidade -
Dengue
17.9 C
Nova Olímpia
- Publicidade -
abaixo de ultimas notícias

Há 10 anos Cuiabá recebia jogos da Copa; relembre fotos e vídeo

FIFA Fan Fest lotada, turistas de diversos países entre o Choppão e a Praça Popular, além do mascote fuleco pintado nas ruas. Esse era o cenário de Cuiabá em junho de 2014. Ha exatamente uma década, no dia 13 de junho de 2014, a capital era tomada pelo verde e amarelo e recebia calorosamente a primeira seleção da Copa do Mundo a jogar na Arena Pantanal.

Chico Ferreira/Otmar de Oliveira

Copa de 2014

Brasileiros e turistas se aglomeravam nas ruas de Cuiabá

O país estava em polvorosa com a copa, que era sediada no Brasil pela segunda vez, após 64 anos. A celebração mato-grossense começou muito antes, ainda em 2009, quando Cuiabá foi escolhida como capital do Centro-Oeste responsável por receber os jogos, vencendo a disputa contra Campo Grande e Goiânia.

Para que a bola rolasse, era preciso que Cuiabá estivesse preparada para receber um evento mundial de grande porte, por isso foram realizadas obras de mobilidade urbana, as chamadas “obras da copa”. Principal cenário de jogos regionais e nacionais, além de shows e eventos religiosos, o Estádio Governador José Fragelli, conhecido como Verdão, foi demolido em 2010, dando origem a Arena Pantanal, que foi palco de 4 jogos da Copa do Mundo.

Chico Ferreira/Otmar de Oliveira

Copa de 2014

Antigo Estádio do Verdão, demolido em 2010, deu lugar a Arena

Inaugurada sob polêmicas e atrasos, a arena foi entregue oficialmente no dia 2 de abril de 2014, faltando pouco mais de 2 meses para receber as seleções do Chile e Austrália, que abririam os Jogos da Copa e Cuiabá ainda em junho daquele ano.

Que comecem os jogos

Era uma sexta-feira, 13 de junho de 2014 e a Arena Pantanal era tomada pela cor vermelha, representada pelos torcedores do Chile, que jogava contra a Austrália na abertura dos jogos em Cuiabá. Conforme noticiado pelo  à época, fazia 32 graus na capital e o calor não impediu os chilenos de comemorarem o placar final, de 3 a 1 contra a seleção australiana.

Chico Ferreira/Otmar de Oliveira

Copa de 2014

Chile x Austrália marcou primeiro jogo da Copa em Cuiabá

Cuiabá ainda recebeu mais 3 jogos entre os dias 17 e 24 de junho de 2014, sendo Rússia x Coreia do Sul, Nigéria x Bósnia e Japão x Colômbia. Mesmo perdendo de 4 a 1 para os colombianos, a torcida japonesa deu um show de educação e chamou atenção por recolher o lixo deixado por demais torcedores na Arena Pantanal, assim como fizeram em outros locais de jogos por onde passaram.

Quem não garantiu presença na arena, optou pelos pontos de encontro de torcedores espalhados pela capital, como os bares da Praça Popular, o Choppão e a FIFA Fan Fest, evento oficial realizado pela Federação Internacional de Futebol.

FIFA Fan fest

Torcedores brasileiros e estrangeiros reunidos no calorão de mais de 30 graus, olhos atentos no grandioso telão e um misto de emoções marcaram a Associação de Criadores de Mato Grosso (Acrimat), na Avenida Beira Rio, em junho de 2014.

Chico Ferreira/Otmar de Oliveira

Copa de 2014

Fifa Fan Fest era ponto de encontro de torcedores brasileiros e estrangeiros

Acostumado a receber os shows e rodeios da Expoagro, o local abrigou a FIFA Fan Fest durante 30 dias. Além da exibição dos jogos, o evento contava com apresentações regionais e nacionais. João Neto e Frederico, Falamansa, CPM 22, RPM, Péricles, NX Zero e Daniel são alguns nomes que passaram pelo evento, que foi aberto ao público entre os dias 12 de junho e 13 de julho daquele ano.

Chico Ferreira/Otmar de Oliveira

Copa de 2014

Torcedores comemoravam a cada gol

Nem só de celebração viveu a Fifa Fan Fest, que recebeu os torcedores brasileiros no fatídico 8 de julho de 2014, conhecido como o dia do 7×1. Naquela tarde o grande público se aglomerava a fim de ver o Brasil avançar para a final da Copa do Mundo, o que não aconteceu.

Os olhares de desespero e desapontamento marcaram o que restou daquela terça-feira, onde a seleção brasileira levou uma goleada de 7 gols da Alemanha, marcando apenas um mísero ponto.

 

Chico Ferreira/Otmar de Oliveira

Copa de 2014

A goleada de 7 gols da Alemanhã contra 1 do Brasil tirou a seleção verde e amarela da final

Legado polêmico

Com o Brasil não conseguindo emplacar ao menos o pódio, onde perdeu para a Holanda na disputa pelo terceiro lugar, o gosto amargo da fase final da copa de 2014 ficou na memória dos brasileiros. Em Cuiabá, esse gosto permanece no cotidiano de boa parte da população, com muitas das obras inacabadas, como o polêmico Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT), que não chegou a ver as avenidas da capital e da vizinha Várzea Grande.

Chico Ferreira/Otmar de Oliveira

Copa de 2014

Obras do VLT foram abandonadas, dando lugar as obras do VLT atualmente

Com as obras abandonadas ainda em 2014, o projeto do VLT teve apenas 18% dos trilhos implantados, gerando revolta e sendo motivo de piada ainda hoje. Quase 10 anos depois, o Governo decide retomar o projeto original do Ônibus de Trânsito Rápido (BRT), alegando menor custo e rapidez nas obras, que tiveram início em janeiro deste ano.

 preparou um compilado com trechos de reportagens veiculadas na TV Vila Real enquanto a Copa ocorria em Cuiabá; veja vídeo

 

- Publicidade -

Compartilhe

Popular

Veja também
Relacionados

Jogos hoje (14/07/24) ao vivo de futebol: onde assistir e horário

Confira onde assistir ao vivo aos jogos de futebol...

Sonha em abrir o próprio negócio? Circuito abre 620 vagas para empreendedores de MT

Nove municípios de Mato Grosso abriram vagas extras para...

Golpe do Pix errado: saiba como se proteger e não ser enganado

O Pix já movimentou em um único dia, mais...

AG Ceres: Mercado do boi gordo com cenário otimista, mas produtor deve pensar em 2025

Preços firmes, estabilidade com projeção de alta no mercado...
Feito com muito 💜 por go7.com.br