segunda-feira, 20 maio 2024
- Publicidade -
21.5 C
Nova Olímpia
- Publicidade -
abaixo de ultimas notícias

Governo de MT diz que terá que cortar despesas em razão de queda na produção do agro

O governador Mauro Mendes disse que deverá cortar gastos no início do ano. O contingenciamento seria necessário porque uma avaliação aponta para queda na produção de commodities.

Conforme o governador, o recuo atingirá a arrecadação do Fundo de Transporte e Habitação (Fethab), imposto pago majoritariamente pelo agronegócio, e outras fontes de dinheiro.

“A expectativa inicial é que tenhamos perda de 20%, ou seja, de 20 milhões de toneladas. Isso vai ser muito impactante em todas as nossas receitas. Menos produção é menos consumo de óleo diesel, menos transporte de pneu; toda uma grande cadeia está envolvida no agronegócio”, disse.

Estudo da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja) diz que a quebra na safra será causada pelos efeitos do calor intenso e pouca chuva que Mato Grosso tem registrado desde outubro.

A produção de soja deve fechar a atual colheita com 36,15 milhões de toneladas. O volume é 9,16 milhões de toneladas a menos que colhido no mesmo período do ano passado. A produção deve ficar 63,20 sacas por hectare abaixo.

A estimativa de problema na arrecadação do agro já tinha aparecido na análise da Assembleia Legislativa do orçamento de 2024. Os deputados calculam que a receita de Mato Grosso deve ficar bem acima dos R$ 35 bilhões previsto. Mas, eles evitaram subir as despesas.

O governador disse que ainda não sabe de quanto será o corte no orçamento, mas todas as secretarias devem ser afetadas.

- Publicidade -

Compartilhe

Popular

Veja também
Relacionados

Arrombamento em relojoaria de Tangará: Polícia prende 3 e recupera objetos

Na madrugada desta segunda-feira, 20, uma relojoaria localizada no...

Percentual de analfabetos não reduz em Mato Grosso em 5 anos

A quantidade de pessoas analfabetas ficou estável em Mato...

Há 10 anos, Polícia Federal invadia todos os Poderes em Mato Grosso

Há exatamente 10 anos, Mato Grosso amanhecia como destaque...
Feito com muito 💜 por go7.com.br