O INDEA/MT orienta a todos os produtores rurais sobre a finalização da etapa 02/2023 de vacinação contra a brucelose bovina e bubalina. De acordo com Jader Bahia, médico veterinário do INDEA a referida etapa foi prorrogada por dificuldades no fornecimento de vacinas pelas industrias, fato que foi corrigido, sendo o prazo final para a vacinação das fêmeas de idade entre 3 a 8 meses fixado até 31/01/2024 e com a referida comunicação do atestado veterinário até 02/02/2024.
Jader cita que a principal forma de prevenção da doença é através da vacinação. De acordo com o profissional, existem duas etapas de vacinação no ano contra brucelose a primeira etapa começa em primeiro de janeiro e termina em 30 de junho e a segunda etapa começa em primeiro de julho com término em 31 de dezembro. Sempre que houver na propriedade bezerras (bovinas e bubalinas) com idade de 3 a 8 meses, deve ser realizada a vacinação que tem caráter obrigatório assim como a marcação com ferro.
Propriedades irregulares com a vacinação contra a Brucelose estão impedidas de transitar (emitir GTA) com bovinos e bubalinos machos e fêmeas de qualquer idade, categoria ou finalidade e ainda podem ser multadas, complementa o profissional.
A BRUCELOSE é uma doença dos animais transmissível ao homem. A presença desta enfermidade leva a quebra na produção animal e torna o produto da pecuária vulnerável a barreiras sanitárias, diminuindo sua competitividade no comércio internacional.
Os principais prejuízos econômicos causados ao produtor são: aborto, morte de bezerros recém-nascidos, retenção de placenta, queda dos índices reprodutivos, descarte precoce de reprodutores e outros.
Para mais informações acesse: https://www.indea.mt.gov.br/ ou procure qualquer unidade do INDEA/MT.