quinta-feira, 18 abril 2024
- Publicidade -
22.8 C
Nova Olímpia
- Publicidade -
abaixo de ultimas notícias

Em 23 dias, Estado registrou mais de 2,2 mil casos de covid-19 e 4 mortes

Na última semana, o Laboratório Central (Lacen) da Secretaria de Estado de Saúde (SES) sequenciou e identificou uma nova subvariante da covid-19 em Mato Grosso, a JN 2.5, que é uma variação da Ômicron. Dados desta terça-feira (23) mostram que até o momento 2.205 casos da doença já foram confirmados neste ano no estado.

Segundo o painel de covid-19, 1.140 casos estão sendo monitorados e, dessas, 43 pessoas estão internadas. Nos primeiros 23 dias do ano, 4 pacientes já morreram em decorrência da doença.

Dos 2.205 casos confirmados em janeiro, 1.026 já se recuperaram.

Reprodução/SES

painel covid 23/01/2024

A variante JN 2.5 foi descoberta na semana passada, quando o Lacen realizou uma pesquisa entre os dias 16 e 18 de janeiro de 2024 e apontou que 4 pacientes do sexo feminino tiveram o exame positivo para nova cepa e hospitalizadas.

Segundo a superintendente de Vigilância em Saúde, Alessandra Moraes, não é o momento para entrar em pânico, no entanto, é importante estar atento aos sintomas gripais e usar máscara em casos de gripe e resfriado.

“Não é necessário criar pânico, mas é preciso sempre estarmos em alerta aos sintomas gripais. Orientamos o uso de máscara em caso de gripe ou resfriado, além de lavar as mãos com sabão e/ou higienizar com álcool 70%. É importante também procurar a unidade de saúde mais próxima para que o médico defina a melhor condução do quadro. É imprescindível também a vacinação contra o coronavírus. Somente a imunização é eficaz na prevenção contra a doença”, afirmou.

Além do Brasil, a subvariante também já foi identificada no Canadá, França, Polônia, Espanha, Estados Unidos, Suécia e Reino Unido.

- Publicidade -

Compartilhe

Popular

Veja também
Relacionados

O Impacto da Patrulha Maria da Penha na Segurança das Mulheres em Nova Olímpia

Na tarde da última terça-feira dia (16), a secretária...

Quase 4 bilhões de pessoas correm risco de infecção pelo Aedes

Quase quatro bilhões de pessoas em todo o mundo...

MT reduz em 49% desmatamento de floresta nativa em 2023 em relação a 2022

Mato Grosso reduziu em 49% o desmatamento de floresta...
Feito com muito 💜 por go7.com.br