segunda-feira, 20 maio 2024
- Publicidade -
21.5 C
Nova Olímpia
- Publicidade -
abaixo de ultimas notícias

Eleitores poderão acompanhar apuração dos votos pelo celular

Justiça Eleitoral desenvolveu dois aplicativos para o acompanhamento da apuração e da totalização dos resultados das Eleições de 2022. Os programas Boletim na Mão e Resultados podem ser baixados gratuitamente nas lojas virtuais. 

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), os dois aplicativos conferem ainda mais transparência ao processo eleitoral. A ideia é permitir aos eleitores o acompanhamento e a fiscalização, em tempo real, da apuração do resultado das eleições. 

Resultados 

No aplicativo Resultados, o eleitor pode acompanhar — em tempo real — a contagem dos votos em todo o Brasil, a partir da consulta por nome do candidato. O sistema também informa os nomes das pessoas eleitas e daquelas que vão disputar o segundo turno.

 

Segundo o TSE, o objetivo do software é facilitar o acesso de eleitores ao número de votos apurados no processo eleitoral.

Após instalar o aplicativo, o eleitor deve adicionar o estado e o município do qual quer saber o resultado. Depois de totalizados pela corte eleitoral, os votos são transformados em arquivos e disponibilizados no programa. 

Boletim na Mão 

O aplicativo Boletim na Mão, por sua vez, permite ao eleitor conhecer os resultados apurados nas urnas eletrônicas após o encerramento da votação. Por meio de um código QR impresso no boletim de urna, o eleitor tem acesso ao relatório dos votos recebidos por cada candidato em cada seção eleitoral.  

Como funciona 

O boletim de urna é o documento que traz o total dos votos recebidos por cada candidato, dos votos nulos e em branco e das abstenções ocorridas naquela seção eleitoral. Com isso, o eleitor poderá comparar os dados com os resultados totalizados e divulgados no site do TSE após a votação. 

O código pode ser lido mesmo que não haja conexão com a internet; no entanto, quando o eleitor quiser visualizar o conteúdo do boletim, precisará estar conectado à rede. O eleitor pode obter cópias de quantos boletins quiser. Para isso, basta que ele vá às seções eleitorais para capturar o código impresso nos boletins de urna. 

Outros aplicativos da Justiça Eleitoral 

e-Título — Aplicativo móvel para obtenção da via digital do título de eleitor. Apresenta dados como zona eleitoral e situação cadastral, além da certidão de quitação eleitoral e da certidão de crimes eleitorais. 

Pardal — Aplicativo de denúncias de irregularidade durante as Eleições 2022. Além de irregularidades na propaganda, é possível denunciar outras práticas proibidas pela legislação eleitoral, tais como: compra de votos; abuso de poder econômico; abuso de poder político e uso da máquina pública para fins eleitorais; e uso indevido dos meios de comunicação social.

- Publicidade -

Compartilhe

Popular

Veja também
Relacionados

Arrombamento em relojoaria de Tangará: Polícia prende 3 e recupera objetos

Na madrugada desta segunda-feira, 20, uma relojoaria localizada no...

Percentual de analfabetos não reduz em Mato Grosso em 5 anos

A quantidade de pessoas analfabetas ficou estável em Mato...

Há 10 anos, Polícia Federal invadia todos os Poderes em Mato Grosso

Há exatamente 10 anos, Mato Grosso amanhecia como destaque...
Feito com muito 💜 por go7.com.br