segunda-feira, 20 maio 2024
- Publicidade -
Dengue
21.5 C
Nova Olímpia
- Publicidade -
abaixo de ultimas notícias

ELEIÇÕES 2022 – CONFIRA O PASSO A PASSO PARA GARANTIR SEU VOTO

Com horário de votação unificado em todo o país, foi iniciado neste domingo, dia 2 de outubro, exatamente às 7h, o processo de votação do primeiro turno das Eleições de 2022. O horário de votação no Estado segue até às 16h. 

Confira abaixo um passo a passo importante para evitar problemas e atrasos no dia 2 de outubro, quando ocorre o 1º turno:

– Consulte seu local de votação

Este ano houve algumas mudanças em locais de votação em todo o estado de Mato Grosso. O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) divulgou as alterações, por meio do site, redes sociais, Cartórios Eleitorais e a imprensa. Consulte o local de votação aqui ou pelo aplicativo e-Título, que pode ser baixado nas plataformas iOS e Android. Se ainda persistirem dúvidas, entre em contato pelo Disque Eleitor (0800 647 8191) ou com a Zona Eleitoral.

– Baixe o e-Título

Além de consultar o local de votação, no e-Título é possível emitir a via digital do título de eleitor. Mas, atenção, este serviço só estará disponível até o dia 1° de outubro, véspera do primeiro turno das Eleições 2022, que ocorrerá em 02 de outubro. A emissão do título digital só voltará a ser liberada no dia 03 de outubro. Portanto, não deixe para a última hora e baixe já o e-Título nas plataformas iOS e Android.

– Atenção ao horário de votação

Este ano, a votação terá horário unificado em todo o Brasil. Em Mato Grosso, a eleição ocorrerá entre 7h e 16h, com exceção dos municípios de Barra do Garças, Pontal do Araguaia, Araguaiana, Torixoréu, Ribeirãozinho, General Carneiro, Canabrava do Norte, Confresa, Porto Alegre do Norte e São José do Xingu. Nestes locais, como o fuso segue o horário de Brasília (DF), a votação será das 8h às 17h. A Justiça Eleitoral reforça a importância de não deixar para a última hora, evitando atrasos e até a impossibilidade de votar.

– Colinha e ordem de votação

Na hora da votação, é importante ter atenção quanto à ordem estabelecida pelo Congresso Nacional. Confira abaixo:

Deputado Federal – é o primeiro cargo a ser votado, que tem 4 dígitos.
Deputado Estadual – vem na sequência, com 5 dígitos;
Senador e seus dois suplentes – o eleitor deve teclar 3 dígitos;
Governador e Vice-Governador – 2 dígitos;
Presidente e Vice-Presidente da República – também 2 dígitos.

Vale lembrar que os dois primeiros dígitos, para todos os cargos, referem-se ao número da agremiação partidária do candidato e que o eleitor pode levar um lembrete consigo para digitar corretamente na cabine de votação, a chamada colinha. Também é importante conferir o número digitado e o cargo que aparece na tela, bem como a foto do candidato que aparecerá, para evitar transtornos. Somente depois, o eleitor ou eleitora deve confirmar o voto.

– Documentação e biometria

Para votar, basta comparecer ao local de votação portando documento oficial com foto. O título de eleitor também pode ser apresentado, porém, a falta dele não impede o voto. Quem fez o cadastro biométrico e está com a foto no aplicativo e-Título, poderá apresentar somente a versão digital do título para votar. Quem não fez o cadastro biométrico em cidades onde o procedimento não foi obrigatório poderá votar normalmente nas Eleições 2022. Neste caso, após o pleito, o título voltará a ser cancelado para que a situação seja regularizada.

- Publicidade -

Compartilhe

Popular

Veja também
Relacionados

Arrombamento em relojoaria de Tangará: Polícia prende 3 e recupera objetos

Na madrugada desta segunda-feira, 20, uma relojoaria localizada no...

Percentual de analfabetos não reduz em Mato Grosso em 5 anos

A quantidade de pessoas analfabetas ficou estável em Mato...

Há 10 anos, Polícia Federal invadia todos os Poderes em Mato Grosso

Há exatamente 10 anos, Mato Grosso amanhecia como destaque...
Feito com muito 💜 por go7.com.br