terça-feira, 23 abril 2024
- Publicidade -
29.1 C
Nova Olímpia
- Publicidade -
abaixo de ultimas notícias

Campo Novo colhe 4 sacas de soja em algumas áreas e sindicato pede intervenção do governo federal

A safra de soja de 2023/24 em Mato Grosso deve ter uma quebra de 21%, segundo pesquisa da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT). Em Campo Novo do Parecis, produtores rurais que antes colhiam de 50 a 70 sacas de soja por hectare, hoje estão colhendo entre 4 a 30.
Diante disso, o sindicato rural, em nota, se disse preocupado com os impactos na economia local e pediu a intervenção do governo federal a fim de minimizar a inadimplência de produtores rurais e a iminente perda de crédito.

“Com base no cenário exposto, visando minimizar a inadimplência do produtor e a consequente perda de crédito, o Sindicato Rural de Campo Novo do Parecis afirma a necessidade de atuação do Governo Federal e instituições financeiras, no sentido de renegociar os compromissos assumidos pelos produtores rurais e os pagamentos dos custeios e investimentos que terão vencimento neste ano”, diz.

O sindicato cita que apesar de nos últimos anos a colheita ter sido positiva, o setor não consegue armazenar a safra de um ano para outro, “pois o produtor anualmente necessita realizar novos investimentos para não perder competitividade e reduzir custos”.

Hoje, boa parte dos produtores têm contratos de vendas antecipadas de grãos para cumprir, além de arrendamentos, parcela de financiamento bancário e pagamento de fornecedores. Nesse cenário, porém,  produtores têm reportado dificuldade de cumprir todos os compromissos, “tudo isso somado à política econômica de alto juros e dificuldade de acesso aos recursos públicos”.

- Publicidade -

Compartilhe

Popular

Veja também
Relacionados

MT entrega 30 mil uniformes escolares confeccionados por reeducandos

 O Governo de Mato Grosso vai entregar, nesta quarta-feira...

Decreto de Lula é visto como ameaça real e acirra ânimos entre governo e o Agro

O decreto 11.995/2024, que institui o Programa Terra da Gente...
Feito com muito 💜 por go7.com.br