segunda-feira, 20 maio 2024
- Publicidade -
Dengue
17.3 C
Nova Olímpia
- Publicidade -
abaixo de ultimas notícias

Apicultor produz uma tonelada de mel após orientações da ATeG

 

Jaineomar Meireles da Costa, 48 anos, começou a trabalhar com a apicultura há cerca de cinco anos para complementar a renda da olericultura da Chácara Meireles. Ele possuía uma média de produção de 80 kg anualmente, mas a partir deste ano, o produtor rural de Alto Araguaia começou a ter uma nova experiência. Já atingiu o patamar de uma tonelada de mel e com mudanças simples orientadas pela Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT).

O crescimento ocorreu a partir da troca de cera e da melhoria no manejo de alimentação, segundo explica o técnico agrícola e credenciado ao Senar-MT, Francisco da Silva Gonzalez.

“Foram manejos simples e objetivos para a situação em que se encontrava. Conseguimos alcançar esse objetivo em sete meses de trabalho e ainda nem trocamos a abelha-rainha ou fizemos divisão de enxames”,

explica.

Meireles produz atualmente por meio de 30 colmeias, que rendem de 30 a 40kg por caixa. Para 2023, a previsão é ampliar para 100 colmeias e diversificar a produção.

“Têm outras possibilidades como a produção de própolis. Tenho estudado para futuramente conseguir produzi-los também”.

O apicultor é um dos 26 atendidos pela ATeG na região. Segundo o técnico, a disponibilização do conhecimento para desenvolvimento da atividade aguçou o interesse dos demais produtores rurais do município para também se aplicarem na apicultura.

Com a produção em alta, um dos gargalos a serem supridos é o da comercialização. De acordo com o gerente da ATeG do Senar-MT, Armando Urenha, a instituição tem orientado os produtores para que consigam comercializar.

“Somos uma instituição de ensino e fornecemos todas as orientações possíveis para que eles consigam os selos de inspeção municipal, estadual ou federal”.

 

São 30 colmeias que rendem de 30 a 40kg por caixa

- Publicidade -

Compartilhe

Popular

Veja também
Relacionados

Feito com muito 💜 por go7.com.br