terça-feira, 7 julho 2026
27.1 C
Nova Olímpia
- Publicidade -
Dengue
- Publicidade -
Inst. BioFlores

Culinária Cuiabana – Locro (Ensopado de Abóbora com Carne)

O Locro é um prato de inverno ou de dias mais frescos, com forte influência da culinária andina e dos países vizinhos da fronteira, mas totalmente adaptado ao paladar mato-grossense. É um ensopado grosso, reconfortante e cremoso.

Ingredientes

  • 500g de costelinha de porco ou carne de sol picada

  • 1 kg de abóbora (tipo cabotiá ou de pescoço) descascada e em cubos

  • 2 xícaras de milho verde debulhado (fresco)

  • 1 cebola picada

  • 3 dentes de alho amassados

  • Sal, urucum (colorau), pimenta-bode e cheiro-verde a gosto

  • Água quente o suficiente

Modo de Preparo

  1. Dourar a carne: Em uma panela grande, frite a carne escolhida na própria gordura (ou com um pouco de óleo) até dourar muito bem.

  2. Refogar os temperos: Adicione o alho, a cebola e o urucum. Mexa bem até que os temperos fiquem aromáticos.

  3. Cozimento lento: Adicione a abóbora em cubos e o milho verde. Cubra com água quente (sem exagerar, a abóbora solta água) e tampe a panela.

  4. Dar o ponto: Cozinhe em fogo baixo até que a abóbora comece a desmanchar completamente, formando um caldo grosso e alaranjado, e a carne esteja super macia. Vá mexendo para ajudar a abóbora a virar um purê. Ajuste o sal, adicione a pimenta e finalize com cheiro-verde.

- Publicidade -
Menina de Luxo
- Publicidade -
jujava
abaixo do destaque
- Publicidade -
Certificado Digital

Compartilhe

Popular

Veja também
Relacionados

Feito com muito 💜 por go7.com.br