segunda-feira, 24 junho 2024
- Publicidade -
Dengue
26.3 C
Nova Olímpia
- Publicidade -
abaixo de ultimas notícias

Como fazer drinks: técnicas de mistura

A arte de misturar drinks é uma habilidade que tem sido aprimorada ao longo dos anos. Desde os primórdios da coquetelaria, as técnicas de mistura têm evoluído para criar coquetéis saborosos e visualmente atraentes.

Neste artigo, exploraremos como surgiram as técnicas de mistura na coquetelaria clássica, quais temos disponíveis para preparar um coquetel e você ainda aprenderá um drink para cada uma delas!

Como surgiram as técnicas de mistura na coquetelaria?

Imagem de um bartender transferindo um drink de um copo para uma taça, usando um coador, em um balcão com dosadores, uma garrafa de bebida e um socador ao lado, com garrafas nas prateleiras ao fundo.

As técnicas de mistura na coquetelaria surgiram no final do século XIX, quando o coquetel começou a se popularizar em bares e restaurantes. Naquela época, os bartenders usavam técnicas simples, como mexer ou agitar os ingredientes com gelo. Com o tempo, essas técnicas foram aprimoradas e novas foram desenvolvidas para melhorar o sabor e a apresentação dos coquetéis.

Existem várias técnicas que podem ser usadas para misturar um coquetel. A seguir, você vai conhecer as cinco mais populares e como preparar drinks com cada uma delas.

1. Mexer

Esta técnica é usada principalmente para coquetéis que contêm apenas líquidos, como o Manhattan ou o Martini. O bartender coloca os ingredientes em um copo misturador com gelo e mexe suavemente até que estejam bem misturados e resfriados. É uma técnica simples e muito fácil de reproduzir em casa.

Manhattan

Imagem de um bartender em pé servindo um drink Manhattan de um copo com um coador para uma taça em um balcão.

Ingredientes

60 ml de whisky Ballantine’s Finest

30 ml de vermute doce

2 dashes de Angostura Bitters

Gelo

Cereja ou casca de laranja torcida

Modo de preparo

Coloque todos os ingredientes em um copo misturador com gelo. Mexa suavemente por cerca de 20 segundos. Coe a mistura em um copo de coquetel previamente resfriado. Decore com uma cereja ou uma casca de laranja torcida.

2. Agitar

Usada para drinks que contêm ingredientes que não se misturam facilmente, como sucos de frutas ou xaropes, como no caso da Margarita. Em vez do misturador, como na técnica anterior, nessa o bartender coloca os ingredientes em uma coqueteleira com gelo e agita vigorosamente para misturar bem e resfriar a bebida.

Margarita

Imagem de três taças com o drink margarita, cada uma com uma rodela de limão na borda e sal, dois deles sobre uma tábua. Ao redor das taças, há uma faca e um limão partido ao meio com um espremedor.

Ingredientes

60 ml de tequila Altos Plata

30 ml de suco de limão fresco

15 ml de Cointreau

Gelo

Fatia de limão

Modo de preparo

Coloque todos os ingredientes em uma coqueteleira com gelo. Agite vigorosamente por cerca de 10 segundos. Coe a mistura em um copo de margarita previamente resfriado. Decore com uma fatia de limão.

3. Maceração

Pensou na Caipirinha? Pois pensou certo! Esta técnica é usada para coquetéis que contêm ingredientes sólidos, como frutas ou ervas. É só colocar os ingredientes em um copo e amassá-los com um socador para liberar seus sabores e aromas.

Mojito

Imagem de uma mulher espremendo folhas de hortelã em um copo, com uma colher de pau próxima. Ao redor, há mais folhas de hortelã, limões, uma colher e uma garrafa de rum Havana Club.

Ingredientes

60 ml de rum Havana Club 3 Anos

30 ml de suco de limão fresco

15 ml de xarope de açúcar

Folhas de hortelã

Água com gás

Gelo

Modo de preparo

Coloque as folhas de hortelã e o xarope de açúcar em um copo. Amasse suavemente com um socador para liberar os sabores e aromas. Adicione o rum, o suco de limão e o gelo. Complete com água com gás e misture delicadamente. Decore com uma ramo de hortelã.

4. Blend

Como na técnica de maceração, essa também é usada para coquetéis que contêm ingredientes sólidos, como frutas ou sorvetes. A diferença é que o liquidificador é usado aqui, os ingredientes são colocados nele e misturados até obter uma consistência suave e homogênea.

Piña Colada

Imagem de uma taça com o drink piña colada, adornada com um canudo e um pedaço de abacaxi preso à borda. Ao redor, alguns papéis, uma garrafa de rum Havana Club e copos empilhados.

Ingredientes

60 ml de rum Havana Club 3 Anos

120 ml de suco de abacaxi

60 ml de leite de coco

1 xícara de gelo

Abacaxi cortado em cubos

Modo de preparo

Coloque todos os ingredientes, exceto o abacaxi cortado em cubos, em um liquidificador. Misture até obter uma consistência suave e homogênea. Despeje a mistura em um copo de coquetel previamente resfriado. Decore com cubos de abacaxi.

5. Infusão

Para finalizar, esta técnica é usada para coquetéis que contêm ingredientes aromáticos, como ervas ou especiarias. O bartender coloca os ingredientes em um recipiente fechado com a bebida alcoólica e deixa descansar por algumas horas ou dias para infundir os sabores e aromas.

Gin & Tônica com Hortelã

Imagem de um bartender servindo um drink de Gin & Tônica com hortelã, segurando um limão com uma mão e mexendo-o com a outra usando uma colher bailarina, com um coador ao lado.

Ingredientes

60 ml de gin Beefeater London Dry

Água tônica

Folhas de hortelã

Gelo

Fatia de limão

Modo de preparo

Coloque o gin em um recipiente com as folhas de hortelã levemente maceradas. Deixe descansar por algumas horas para infundir os sabores e aromas. Coloque gelo em um copo alto. Despeje o gin infundido sobre o gelo. Complete com água tônica e misture delicadamente. Decore com uma fatia de limão.

Desde mexer e agitar até macerar, blend e infundir, cada técnica tem sua própria finalidade e pode ser usada para criar diferentes tipos de coquetéis. Agora que você conhece cada uma delas, já pode experimentar e criar os seus próprios drinks em casa!


Aqui no blog do Bar Aberto você aprende dicas sobre mixologia, diferentes tipos de drinks e como harmonizá-los em diversas ocasiões.

Beba com moderação. Não compartilhe o conteúdo com menores de 18 anos. Se beber, não dirija. Temos o compromisso com o consumo consciente, conheça a nossa iniciativa Drink More Water (Beba mais água).

- Publicidade -

Compartilhe

Popular

Veja também
Relacionados

Esmagamento de soja em Mato Grosso cresce 20,24% em maio

Mato Grosso apresentou um novo recorde quanto ao esmagamento...

Número de feminicídios sobe no Estado; relembre casos

Mato Grosso é destaque nacional no ranking de ataque...
Feito com muito 💜 por go7.com.br