domingo, 26 maio 2024
- Publicidade -
25.4 C
Nova Olímpia
- Publicidade -
abaixo de ultimas notícias

Robô auxilia humanos em tarefas de casa e fábricas por meio de inteligência artificial

A startup israelense Mentee Robotics, apresentou detalhes de seu robô humanoide Menteebot. Criado em pouco mais de um ano, desde a fundação da companhia no final de 2022, o robô foi pensado para auxiliar humanos em situações domésticas e em fábricas. Sua configuração o permite reconhecer o espaço tridimensional, obstáculos e objetos, bem como interagir com eles a partir de solicitações por meio de voz.

Equipado com inteligência artificial generativa, o Menteebot usa grandes modelos de linguagem (LLM) para construir um mapa cognitivo do mundo, executar tarefas e navegar por ambientes complexos, segundo a companhia.

Além de lidar com objetos pequenos, o robô de 1,75 m é capaz de carregar cargas de até 25 quilos, adaptando o ritmo de sua caminhada tal como humanos fariam em tais situações. Sua capacidade de operação contínua é de até 5 horas, exigindo então a recarga de sua bateria.

No vídeo, revelado pela Mentee nesta quarta-feira, 17, vemos uma representação do ciclo lógico de funcionamento do robô em uma tarefa, do comando verbal até sua conclusão.

“Estamos à beira de uma convergência de visão computacional, compreensão de linguagem natural, simuladores fortes e detalhados e metodologias de transferência da simulação para o mundo real”, diz o cofundador da companhia, o empresário e cientista da computação Amnon Shashua.

“Na Mentee Robotics, vemos essa convergência como o ponto de partida para projetar o futuro robô bípede de uso geral que pode se mover em todos os lugares (como um humano) com capacidade para executar tarefas domésticas e aprender por meio de tarefas de imitação para as quais não foi treinado anteriormente.”

Shashua é também cofundador da Mobileye, empresa fundada em 1999 especializada no desenvolvimento de tecnologias de direção autônoma para veículos, comprada pela Intel em 2017.

A Mentee espera lançar um protótipo pronto para a fabricação no início de 2025.

- Publicidade -

Compartilhe

Popular

Veja também
Relacionados

Jogos hoje (26/05/24) ao vivo de futebol: onde assistir e horário

Confira onde assistir ao vivo aos jogos de futebol...

MPF investiga irregularidade na exploração de diamantes em MT por empresa de ucranianos

O procurador da República Guilherme Fernandes Ferreira Tavares instaurou...

Desastres afetam 6,1 milhões de pessoas em 10 anos no Estado

Mais de 6,1 milhões de mato-grossense já foram afetados...
Feito com muito 💜 por go7.com.br