Em pouco mais de um mês, a Receita Federal já recebeu 18.720 declarações de Mato Grosso do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (DITR) 2022. Essa quantidade corresponde a 13,8% do total estimado para ser recebido. De acordo com o órgão, o Estado deve enviar aproximadamente 135.710 declarações.
Mato Grosso é o segundo estado da região Centro-Oeste com mais envios. O primeiro é Goiás, com 25.353 declarações. Em seguida aparece o Tocantins com 8.352, Mato Grosso do Sul com 7.856 e Distrito Federal com 513.
No cenário nacional, 1.890.192 contribuintes enviaram a declaração à Receita Federal nesse primeiro mês. O prazo para declarar o imposto segue aberto até o dia 30 de setembro.
Quem deve declarar?
A Receita Federal reforça a orientação de que a declaração deve ser feita por pessoas e empresas que são proprietárias, titulares do domínio útil ou possuidoras a qualquer título do imóvel rural estão obrigadas a apresentar a DITR.
O contribuinte deve elaborar a declaração por meio do Programa Gerador da Declaração do ITR, disponibilizado na página da Receita Federal e transmiti-la pela Internet.
Caso não declare
Quem não apresentar a declaração no prazo, destaca a Receita, está sujeito à multa de 1% (um por cento) ao mês ou fração de atraso, lançada de ofício e calculada sobre o total do imposto devido.
O valor do imposto pode ser pago em até 4 (quatro) quotas iguais, mensais e sucessivas, sendo que nenhuma quota pode ter valor inferior a R$ 50,00 (cinquenta reais). Imposto de valor inferior a R$ 100,00 (cem reais) deve ser pago em quota única e a quota única ou a 1ª (primeira) quota deve ser paga até o último dia do prazo para a apresentação da DITR.