sábado, 24 fevereiro 2024
- Publicidade -
Banner Topo
24.4 C
Nova Olímpia
- Publicidade -
abaixo de ultimas notícias

Mais de 18,7 mil declarações do imposto rural já foram enviadas por Mato Grosso

 

Em pouco mais de um mês, a Receita Federal já recebeu 18.720 declarações de Mato Grosso do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (DITR) 2022. Essa quantidade corresponde a 13,8% do total estimado para ser recebido. De acordo com o órgão, o Estado deve enviar aproximadamente 135.710 declarações.

Mato Grosso é o segundo estado da região Centro-Oeste com mais envios. O primeiro é Goiás, com 25.353 declarações. Em seguida aparece o Tocantins com 8.352, Mato Grosso do Sul com 7.856 e Distrito Federal com 513.

 

No cenário nacional, 1.890.192 contribuintes enviaram a declaração à Receita Federal nesse primeiro mês. O prazo para declarar o imposto segue aberto até o dia 30 de setembro.

Quem deve declarar?

A Receita Federal reforça a orientação de que a declaração deve ser feita por pessoas e empresas que são proprietárias, titulares do domínio útil ou possuidoras a qualquer título do imóvel rural estão obrigadas a apresentar a DITR.

O contribuinte deve elaborar a declaração por meio do Programa Gerador da Declaração do ITR, disponibilizado na página da Receita Federal e transmiti-la pela Internet.

Caso não declare

Quem não apresentar a declaração no prazo, destaca a Receita, está sujeito à multa de 1% (um por cento) ao mês ou fração de atraso, lançada de ofício e calculada sobre o total do imposto devido.

O valor do imposto pode ser pago em até 4 (quatro) quotas iguais, mensais e sucessivas, sendo que nenhuma quota pode ter valor inferior a R$ 50,00 (cinquenta reais). Imposto de valor inferior a R$ 100,00 (cem reais) deve ser pago em quota única e a quota única ou a 1ª (primeira) quota deve ser paga até o último dia do prazo para a apresentação da DITR.

- Publicidade -
big master

Compartilhe

Popular

Veja também
Relacionados

Vítimas de duplo homicídio em Pontes e Lacerda são identificadas; homens eram de Tangará

  Foram identificados como Herivelton Malaquias Nunes, 28 anos, e...

Novo município do Estado terá apenas um candidato a prefeito

Há 20 anos numa batalha judicial, o distrito de...
Feito com muito 💜 por go7.com.br