sexta-feira, 14 junho 2024
- Publicidade -
Dengue
19.9 C
Nova Olímpia
- Publicidade -
abaixo de ultimas notícias

Conheça as profissões que podem garantir uma aposentadoria antecipada

O benefício da aposentadoria é um dos mais aguardados pelos brasileiros. Dessa forma, algumas profissões podem recebê-lo mais cedo. Mas, por quê?

Alguns profissionais conseguem o benefício da previdência de forma mais rápida devido aos perigos que a profissão pode trazer para seu bem-estar físico e saúde. Esse tipo de trabalhador, caso seja comprovado que a profissão traz risco à saúde, pode receber a aposentadoria especial, que tem regras um pouco diferentes das aplicadas à aposentadoria comum.

A regra para a aposentadoria especial leva em consideração o tempo trabalhado e uma espécie de pontuação. Para profissões consideradas de risco leve, são necessários 25 anos de contribuição e 89 pontos. Já para as de risco médio são necessários 20 anos e 76 pontos. Agora, para as profissões que apresentam alto risco, são necessários 15 anos de contribuição e 66 pontos.

Existem dois tipos de situação que podem te levar a conseguir uma aposentadoria especial: a periculosidade e a insalubridade.

periculosidade são profissões que colocam a vida dos profissionais em risco apenas por estarem cumprindo suas funções, como, por exemplo, os bombeiros.

Já a insalubridade diz respeito ao local onde é feito o serviço, em que pode haver exposição a três tipos de agentes nocivos, sendo eles de natureza biológica, contando com vírus, fungos, entre outros; química, que é contato com substâncias químicas, como chumbo, por exemplo; e física, que pode abranger ruídos excessivos e frio ou calor extremos, por exemplo.

Mas, afinal, quais são as profissões que garantem a aposentadoria mais cedo?

Algumas das profissões que apresentam risco médio são fundidor, laminador e moldador de chumbo, extrator de mercúrio, encarregado de fogo, extrator de fósforo branco, trabalhadores de túneis ou galerias alagadas e fabricantes de tinta.

Já as profissões que oferecem risco alto para os trabalhadores são mineiros de subsolo, choqueiro, cavouqueiro, operador de britadeira de rochas subterrâneas, britador, carregador de rochas e perfurador de rochas em cavernas.

Você tinha conhecimento sobre quais eram as profissões que permitem se aposentar de forma especial e por quais motivos? Essas são apenas algumas das profissões. A sua também entra nesta lista?

- Publicidade -

Compartilhe

Popular

Veja também
Relacionados

Há 10 anos Cuiabá recebia jogos da Copa; relembre fotos e vídeo

FIFA Fan Fest lotada, turistas de diversos países entre...

Planos de saúde têm lucro de R$ 3,3 bilhões no primeiro trimestre

As operadoras de planos de saúde registraram  lucro líquido...

Brasil encerra preparação com má impressão e chega como 4ª força na Copa América

Nos dois amistosos preparativos para a Copa América contra...

NOVA OLÍMPIA: CARNÊS DO IPTU 2024 ESTÃO SENDO PREPARADOS PARA SEREM ENTREGUES

A prefeitura de Municipal de Nova Olímpia, através do...
Feito com muito 💜 por go7.com.br