Quem acompanha as curiosidades sobre o mundo do Bar Aberto, provavelmente já sabe que os grãos são a matéria-prima do whisky, podendo variar de acordo com a localização, marca e categoria da bebida. Cada tipo de grão possui suas características próprias que influenciam diretamente no sabor, aroma e cor do produto.
Para encontrar o whisky que mais agrada seu paladar, é importante entender todos os processos que envolvem sua fabricação, incluindo a escolha dos ingredientes. Pensando nisso, preparamos um artigo para explicar quais são os principais grãos utilizados na produção de cada tipo de whisky e como eles contribuem para o resultado final. É só continuar lendo para saber mais!
O whisky é feito de que?
Quando falamos em ingredientes para fazer whisky, existem três que se destacam e aparecem em todas as receitas: os grãos, a água e as leveduras (fermento). Como mencionamos anteriormente, os grãos são responsáveis por alterar a cor, sabor e aroma da bebida. Por sua vez, a água é importante para diluir o álcool e equilibrar a bebida, enquanto as leveduras têm o papel de fermentar os açúcares presentes nos grãos e transformá-los em álcool.
Quais são os principais grãos usados na produção de whisky?
Agora que você já sabe quais são os principais ingredientes do whisky, chegou a hora de conhecer os tipos de grãos mais utilizados em sua fabricação. Podemos destacar quatro:
1 – Cevada
A cevada é rica em amido e possui enzimas que ajudam a transformá-lo em açúcar durante o processo de malteação. O malte de cevada costuma ser seco em fornos com turfa, o que confere um sabor mais defumado à bebida.
A cevada é um dos principais ingredientes do whisky escocês – como Chivas e Ballantine’s – e do irlandês, como o Jameson. Mas não pense que eles são iguais! Existem diversas diferenças entre o scotch whisky e o whiskey da Irlanda. Uma delas é a utilização do ingrediente: a bebida escocesa é feita, na maioria das vezes, com cevada maltada, enquanto a irlandesa utiliza a cevada não maltada na produção.
2 – Milho
O milho é rico em açúcar e, por isso, é responsável por adicionar um toque adocicado ao produto. Ele é o principal ingrediente do whiskey bourbon, que deve conter pelo menos 51% de milho em sua composição para receber essa nomenclatura. Já os outros 49% podem combinar variados tipos de grãos, como cevada, centeio e trigo.
Vale destacar também que, caso o percentual de milho seja de 79% ou mais, a bebida passa a ser considerada um corn whiskey.
3 – Centeio
O centeio confere um toque picante com sabor de especiarias à degustação, como páprica, pimenta do reino, entre outros. Ele aparece com mais destaque no rye whiskey (whiskey de centeio), que deve conter, pelo menos, 51% do grão na composição total da bebida.
4 – Trigo
O trigo proporciona um sabor adocicado e suave à bebida, sendo o principal ingrediente do whiskey americano tipo wheat (whiskey de trigo). Para se enquadrar nessa categoria, a bebida deve apresentar um mínimo de 51% de trigo em sua formulação.
Apesar de não serem tão comuns quanto os ingredientes citados acima, também é possível encontrar grãos de aveia e de arroz na fabricação de alguns whiskies.
Agora que você já sabe do que é feito o whisky e os principais grãos utilizados, que tal acessar o blog do Bar Aberto e explorar mais curiosidades sobre bebidas e drinks? Você pode começar desvendado a origem do Happy Hour ou conferindo nossas dicas para descobrir se um whisky é original ou não.
Beba com moderação. Não compartilhe o conteúdo com menores de 18 anos. Se beber, não dirija. Temos o compromisso com o consumo consciente, conheça a nossa iniciativa Drink More Water (Beba mais água).