Quando muitos ouviam “Thunder… Thunder… ThunderCats Hoooo!” nas manhãs de desenhos animados, já sabiam que era diversão na certa com os gatos guerreiros mais adorados das atrações dos anos 1980. A franquia atravessou gerações e chegou a ter um reboot, que, embora até interessante, nunca chegou perto do carisma original. E, agora, uma nova série em quadrinhos sobre os ThunderCats está a caminho.
O Canaltech aproveita uma lista montada pelo pessoal do CBR e comenta aqui uma lista com 10 segredos que somente os fãs mais hardcore conhecem sobre a Espada Justiceira (também conhecida como Sword of Omens, ou “Espada dos Presságios”, na tradução livre).
1. Espada Justiceira não corta pessoas
Bem, como todo mundo sabe, uma espada é criada com o intuito principal de… cortar pessoas. Contudo, as regras para a TV infantil nos anos 1980, embora muitas vezes fossem bem malucas, eram bastante claras quanto ao uso de armas ou ferramentas sendo usadas contra seres humanos.
Então, embora a lâmina mística da Espada Justiceira tenha o poder de cortar quase tudo o que existe, o líder dos ThunderCats, Lion-O, dizia que a diretriz do artefato é não machucar pessoas — uma boa maneira de os produtores contornarem as regras rígidas.
2. Espada Justiceira pode ser quebrada
Como dito acima, a Espada Justiceira tem um fio místico e real, de metal, forte o suficiente para cortar aço e rochas. Ainda assim, ela não é indestrutível, já que tanto é que a lâmina e o Olho de Thundera já foram quebrados em várias ocasiões.
Um exemplo disso foi quando Mumm-Ra conseguiu sua própria espada, a Espada de Plun-Darr, e quebrou o Olho de Thundera. Felizmente, Jaga conseguiu consertá-lo. Em outro episódio, Tug Mug (o membro superforte dos Lunataks) foi capaz de quebrar a lâmina da Espada Justiceira com as próprias mãos. Desta vez, ela foi reparada pelo novo ferreiro ThunderCat, Bengali.
3. Espada Justiceira está viva e amaldiçoada
No centro da Espada Justiceira está o Olho de Thundera, uma jóia parecida com um olho de gato, que está vivo e pode dizer quando alguém que segura a lâmina é bom ou mau; que poder a espada precisa usar, e também responder a comandos falados.
Em um dos episódios, Lion-O descobre da pior maneira o fato de a Espada Justiceira estar amaldiçoada com um feitiço que a impede de ser usada contra os ThunderCarts. Mumm-Ra fingiu ser um troll pedindo ajuda e fez com que os membros da equipe ficassem uns contra os outros.
Quando Lion-O tentou usar sua espada contra Tygra, a lâmina partiu-se ao meio. Eles tiveram que levar a espada ao coração de um vulcão para consertá-lo e aprenderam uma lição valiosa.
A lâmina de metal brilhante da Espada Justiceira é, por si só, extremamente poderosa, e sua superfície reflexiva pode causar o maior dano a Mumm-Ra, principalmente por conta do fato de o vilão não suportar ver sua própria imagem espelhada.
Isso funcionou por um bom tempo, até que, posteriormente, os Antigos Espíritos do Mal removeram sua fraqueza, permitindo-lhe olhar para a espada sem problemas. Ainda assim, o reflexo da lâmina continua sendo usado para rebater os mais diferentes tipos de energia.
Um dos poderes básicos da Espada Justiceira é quando Lion-O usa o Olho de Thundera para conseguir a “visão além do alcance”. Ao segurar o punho da espada no meio dos olhos, ele, então, é capaz de ver praticamente qualquer coisa, nos mais distantes lugares, por meio das capacidades psíquicas do artefato.
A Espada Justiceira também projeta um símbolo do céu, a partir do Olho de Thundera. Além de invocar os outros ThunderCats, esse sinal pode quebrar paredes e tetos, como em um episódio em que Lion-O ficou preso no subsolo e o “Bat-Sinal” dos gatos guerreiros abriu caminho na rocha para que o jovem saísse do local.
6. Espada Justiceira não pode ser tocada pelo mal
O maior desejo de Mumm-Ra, desde sempre, é aumentar o seu poder com a Espada de Thundera. O
vilão até conseguiu obter o artefato, mas ele não conseguiu utilizá-lo simplesmente porque a lâmina amaldiçoada dos ThunderCats permite que apenas pessoas com boas intenções a use .
Como dito anteriormente, mesmo Lion-O não pode usar a Espada Justiceira para o mal. E, no reboot da animação, em 2011, essa regra teve uma atualização, com a nova diretriz dizendo que o as pessoas malignas sequer podem tocá-la.
7. Espada Justiceira pode emprestar poderes
Embora essa não seja a habilidade mais recorrente no repertório de Lion-O, a Espada Justiceira também pode emprestar poder a outros ThunderCats. Toda vez que ele invoca seus companheiros, seus olhos brilham e todos ficam mais rápidos, fortes e até mesmo mais inteligentes, de maneira que conseguem superar suas adversidades e inimigos com mais perspicácia e destreza.
A Espada Justiceira também pode curar as pessoas rapidamente e quebrar qualquer coisa que seja colocada contra elas.
8. Espada Justiceira cria campos de força e dispara lasers
Normalmente, Lion-O utiliza sua famosa garra, que também serve para guardar a Espada Justiceira, para se defender de rajadas, inclusive de fogo. Contudo, quando é preciso cobrir uma área de defesa maior, a lâmina mística dos ThunderCats consegue criar barreiras de energia mística que não podem ser quebradas por nada.
A Espada Justiceira, além de ser ótima para fatiar, cortar, proteger e até enxergar à distância, consegue emitir disparos de energia — uma maneira que os produtores usaram para driblar as regras, já que, em vez de dilacerar os exércitos inimigos, Lion-O podia apenas emitir um raio laser para abrir caminho.
9. Espada Justiceira pode criar objetos
De certa forma, a Espada Justiceira pode gerar construtos de energia sólida de maneira semelhante à dos Lanternas Verdes. Em um dos episódios, quando Mumm-Ra conseguiu roubar a lâmina e prender os ThunderCats em uma sala cheia de gás venenoso, o próprio artefato se libertou e criou uma pantera de energia para libertar o grupo.
10. Espada Justiceira pode controlar o clima
Este talvez seja a habilidade mais poderosa e subestimada da Espada Justiceira: a de controlar o clima. Em diversas ocasiões, a lâmina alterou os fenômenos naturais no Terceiro Mundo (ou Terceira Terra), a exemplo do episódio em que o planeta sofria uma terrível seca, até que Jaga explicou a Lion-O que o artefato místico dos gatos guerreiros também podia fazer chover.
Em outra ocasião, Lion-O foi capaz de enviar o Olho de Thundera para o céu e bloquear o sol, causando um eclipse.