quinta-feira, 30 maio 2024
- Publicidade -
Dengue
14.1 C
Nova Olímpia
- Publicidade -
abaixo de ultimas notícias

Por que comida feita no micro-ondas tem sabor diferente&#63

A diferença entre alimentos feitos no micro-ondas ou através de outros métodos está na forma como os alimentos são cozidos. No maneira convencional, o calor é maior inicialmente do lado externo da comida, fazendo com que ela seja cozida de fora para dentro. No caso do micro-ondas, o aparelho aquece as moléculas de água existentes no prato, cozendo de dentro para fora.

 

O que acontece com os alimentos feitos no micro-ondas?

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Quando colocamos alimentos no micro-ondas, eles são aquecidos ou cozidos através de uma forma de radiação eletromagnética não ionizante, conhecidas como micro-ondas (por isso o nome do aparelho). Elas são emitidas por um dispositivo localizado no interior do forno, um tubo eletrônico chamado de magnetron. 

É importante deixar claro que utilizar o equipamento não traz mudanças químicas nas moléculas dos produtos. Ao absorver a energia, os íons do alimento se polarizam e giram, resultando do minicolisões. É uma sequência destas minicolisões que gera calor através do atrito.

Quando o aparelho é desligado, todo o campo de energia existente desaparece, fazendo com que as moléculas de água que antes estavam em movimento, parem de mudar de polaridade. Por isso, fique tranquilo: a única mudança na comida é que, após ficar no micro-ondas, ela está quente. Fim do atrito, é só comer.

Alimentos feitos no micro-ondas perdem valor nutricional?

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Não, os alimentos aquecidos em fornos micro-ondas não perdem nutrientes além do normal. Toda comida cozida tem nutrientes decompostos, independente do método. Na realidade, acredita-se que um micro-ondas possa auxiliar a que essa redução em valor nutricional seja menor que no fogão, por exemplo.

De acordo com a Harvard Health, periódico da faculdade de medicina da universidade de Harvard, quanto menos tempo os alimentos são cozidos, menor a perda nutricional. Um estudo foi conduzido pela universidade em 2009, comparando a quantidade de substâncias nos pratos feitos em diferentes métodos de cozimento. 

A dica é sempre ficar de olho no tipo de comida que pretende cozinhar e o tempo. Muitos minutos podem resultar em pratos com textura indesejável, carnes emborrachadas, perda de textura e alimentos secos.

- Publicidade -

Compartilhe

Popular

Veja também
Relacionados

Feito com muito 💜 por go7.com.br