quarta-feira, 17 abril 2024
- Publicidade -
22.8 C
Nova Olímpia
- Publicidade -
abaixo de ultimas notícias

Curiosidades surpreendentes sobre os vikings

Os vikings são figuras muito presentes na ficção, sendo temas principais de séries, filmes e quadrinhos. Guerreiros marítimos escandinavos, eles invadiram vastas áreas da Europa do século IX ao século XI, e sua influência afetou profundamente a história. Veja a seguir cinco curiosidades sobre os vikings que você provavelmente não sabia.

Eles não usavam chifres  

Fonte: Sciencenorway

Ao pensar nos vikings, você imagina capacetes com chifres? Se a resposta for sim, é melhor deixar essa imagem pra lá. Apesar de anos de buscas, arqueólogos nunca encontraram um capacete da Era Viking que contivesse chifres. Na verdade, o único capacete autêntico descoberto da época tinha uma tampa de ferro arredondada, proteção ao redor dos olhos e do nariz — mas nenhum chifre. 

A higiene deles era ótima  

Fonte: Skjalden

Entre invadir terras e matar inimigos, os vikings sempre arrumavam tempo para cuidar da higiene. Escavações em sítios arqueológicos revelaram que eles produziam pinças, lâminas de barbear, pentes e até limpadores de orelhas feitos de ossos e chifres de animais. Além disso, eles também tomavam banho ao menos uma vez por semana — o que era um número bem alto quando comparado com outros povos europeus da época.  

Eram muito bons em construir barcos 

Os vikings eram excelentes marinheiros e construtores de barcos. Essa habilidade naval foi primordial para a conquista de novos territórios e fez com que os escandinavos se tornassem invasores, comerciantes e exploradores bem-sucedidos. Muito supersticiosos, eles decoravam a proa com esculturas monstruosas para afastar os espíritos malignos do mar.  

Os funerais eram muito importantes 

Fonte: Ted Spiegel/Getty Images)

Na mitologia nórdica, os barcos simbolizavam uma passagem segura para a vida após a morte e por isso desempenhavam um papel fundamental nos ritos funerários. Nobres e vikings importantes eram enterrados em suas embarcações, junto com animais, objetos de valor e até servos, que eram sacrificados para que pudessem acompanhar seus mestres. Para os demais, eram construídos túmulos que se assemelhavam a barcos.

Eles veneravam muitos deuses

 

Os vikings eram pagãos, isto é, acreditavam em vários deuses, mas o mais popular era Thor. Intitulado deus do trovão, o grande símbolo dessa divindade era um martelo, conhecido como Mjölnir. Figura muito importante da mitologia nórdica, muitos escandinavos utilizavam o símbolo como amuleto de proteção.

Fascinado por essa mitologia desde a infância, Neil Gaiman escreveu Mitologia nórdica, uma coletânea de quinze contos que começa com a narração da origem do mundo e vai até o Ragnarök, assustador cenário do apocalipse que vai levar ao fim no mundo.

- Publicidade -

Compartilhe

Popular

Veja também
Relacionados

O Impacto da Patrulha Maria da Penha na Segurança das Mulheres em Nova Olímpia

Na tarde da última terça-feira dia (16), a secretária...

Quase 4 bilhões de pessoas correm risco de infecção pelo Aedes

Quase quatro bilhões de pessoas em todo o mundo...

MT reduz em 49% desmatamento de floresta nativa em 2023 em relação a 2022

Mato Grosso reduziu em 49% o desmatamento de floresta...
Feito com muito 💜 por go7.com.br