domingo, 26 maio 2024
- Publicidade -
25.4 C
Nova Olímpia
- Publicidade -
abaixo de ultimas notícias

Conheça Ponto Nemo, lugar mais distante e inacessível da Terra

 
 

Já imaginou um lugar no planeta Terra que fica tão distante e inacessível que é mais fácil um astronauta chegar até ele que nós, que estamos aqui na superfície? Pois bem, esse lugar existe e se chama “Ponto Nemo”. A palavra Nemo quer dizer “ninguém”, retratando que, de fato, ninguém consegue se aproximar deste lugar tão facilmente. O Ponto Nemo está localizado na região do Pacífico Sul, numa extensão entre a Ilha Ducie, a Ilha Maher da Antártica e a Ilhota Motu Nui da Ilha de Páscoa.

O lugar é o ponto mais distante da costa, alcançando os 1.600 km de distância de qualquer porção de terra seca. O ponto foi descoberto em 1992 por um engenheiro e pesquisador chamado Hrvoje Lukatela. Uma das peculiaridades do lugar é que a localização de três pontos equiláteros é única, não havendo outro ponto no planeta que possa substituí-la.

Além disso, existe uma curiosidade ainda mais interessante sobre o Ponto Nemo: ele acabou se tornando um cemitério a céu aberto de espaçonaves, satélites, navios de carga e até uma antiga estação espacial, chamada Mir.

 

A região praticamente não comporta vidas que possam se desenvolver, sobretudo, por ficar dentro do chamado Giro do Pacífico Sul, que se trata de uma imensa corrente oceânica em rotação. Pelas águas dentro do giro serem estáveis e por alcançarem temperatura na superfície de 5,8 ºC no Ponto Nemo, acaba bloqueando as águas que trazem nutrientes.

O máximo que pode se desenvolver em abundância no Ponto Nemo são bactérias, que servem de alimento apenas para pequenas criaturas como o caranguejo-yeti. Não há possibilidade de propagação de muitas vidas neste ponto que ainda é motivo de vários estudos e levantamentos.

- Publicidade -

Compartilhe

Popular

Veja também
Relacionados

Jogos hoje (26/05/24) ao vivo de futebol: onde assistir e horário

Confira onde assistir ao vivo aos jogos de futebol...

MPF investiga irregularidade na exploração de diamantes em MT por empresa de ucranianos

O procurador da República Guilherme Fernandes Ferreira Tavares instaurou...

Desastres afetam 6,1 milhões de pessoas em 10 anos no Estado

Mais de 6,1 milhões de mato-grossense já foram afetados...
Feito com muito 💜 por go7.com.br