Ainda hoje, muita gente acredita que whisky é uma bebida de pessoas mais velhas ou que possui regras para ser apreciado. Mas não é nada disso: whisky é para todas as pessoas maiores de idade e pode ser servido de diversas maneiras, desde as mais tradicionais até as mais criativas.
Seja puro ou misturado, o ideal é tomar a bebida da forma que mais te agrada, sem ligar para a regras que os outros tentam impor sobre a degustação.
Então, em vez de te dizer como tomar whisky da forma “correta”, vamos apresentar 3 dicas de degustação que você pode experimentar até encontrar o jeito que prefere. Venha com a gente!
Whisky puro
Para começar, vamos falar da forma mais básica de tomar whisky: puro. Nessa ocasião, o melhor copo para whisky costuma ser o On The Rock ou Old Fashion, que são mais baixos e possuem um fundo grosso, como o da imagem acima. Mas não se esqueça: a bebida é sua e você pode beber como quiser.
Antes de provar seu sabor, tire alguns segundos para apreciar o aroma do whisky. Você pode balançar o copo suavemente para que o cheiro se espalhe pelo ar.
Já na hora de provar, você pode tomar um gole do whisky e segurá-lo na boca por aproximadamente 10 segundos. Aproveite esse tempo para descobrir cada nota presente em sua composição.
Apesar de não ser uma regra, os melhores whiskys para beber puro tendem a ser os encorpados e profundos, como o Chivas Regal 18 anos. O whisky envelhecido por 18 anos combina whiskies single malt e single grains, oferecendo notas de chocolate amargo, baunilha, laranja, peras escaldadas, amêndoas e toffe de caramelo. Uma ótima escolha de presente para o Dia dos Pais e outras ocasiões especiais.
Whisky com gelo ou água
O whisky também pode ser servido com uma pedra de gelo ou algumas gotas de água fria. Além de diluir a bebida e reduzir o teor alcoólico, a água ajuda a realçar os sabores e aromas do whisky.
Essa é uma boa alternativa para quem deseja apreciar a bebida de uma maneira mais suave e agradável, sem aquela sensação de queimação na garganta.
Assim como na dica anterior, também recomendamos o uso de um copo baixo e com o fundo mais grosso. Agora, que tal uma outra sugestão de whisky para variar os sabores? Você pode servir uma dose do whisky irlandês Jameson: a bebida é produzida em tonéis de Bourbon e de xerez, resultando em um buquê floral, apimentado e adocicado. A cada gole, é possível sentir os sabores equilibrados de especiarias, nozes e baunilha.
Whisky em drinks
Para suavizar ainda mais o gosto do whisky, você pode degustá-lo em forma de drink. Ao combinar uma dose de whisky com frutas, xaropes, especiarias e bebidas gaseificadas, você cria diversos coquetéis refrescante e criativos.
Um deles é o Balla Citrus, da foto acima. Ele é feito com Ballantine’s Finest, um blended refinando e elegante, que reúne leves notas de chocolate, maçã e baunilha. Sua receita é fácil e conta com poucos ingredientes. Confira, a seguir:
Ingredientes
50 ml de whisky Ballantine’s Finest
30 ml de suco de limão
Refrigerante citrus
Cubos de gelo
Fatia de limão para decorar
Modo de Preparo
Em um copo alto com gelo, adicione a dose de Ballantine’s Finest e o suco de limão. Complete o recipiente com refrigerante e finalize com uma fatia de limão.
Agora que você já sabe como tomar whisky, que tal conferir outras receitas de drinks com a bebida? Aqui no Bar Aberto você aprende a preparar desde os coquetéis clássicos, como o Old Fashioned, até os mais inovadores, como o Fluxo, criado pelo Leandro Santos na 1ª temporada do reality Bar Aberto. Acesse!
* Beba com moderação, não compartilhe o conteúdo com menores de 18 anos. Se beber, não dirija. Temos o compromisso com o consumo consciente, conheça a nossa iniciativa Drink More Water (Beba mais água).