segunda-feira, 22 abril 2024
- Publicidade -
Dengue
23.5 C
Nova Olímpia
- Publicidade -
abaixo de ultimas notícias

Ácido glicólico ou salicílico&#63 Descubra qual usar para uma pele perfeita

 

Se você é uma entusiasta do skincare, provavelmente já se deparou com produtos compostos pelos ácidos glicólico e salicílico. Mas qual deles pode trazer mais benefícios? Isso depende de seu tipo de pele.

De acordo com a “Woman & Home”, de onde são as informações, o ácido glicólico é um alfa-hidroxiácido (AHA), enquanto o ácido salicílico é um beta-hidroxiácido (BHA) — o que os torna “primos distantes”. Quando se trata de resultados, essa distinção pode fazer muita diferença. A seguir, saiba como escolher o seu ácido ideal para uma pele perfeita.

 

ÁCIDO GLICÓLICO X ÁCIDO SALICÍLICO

Ácido glicólico

“O ácido glicólico é um AHA que, devido ao seu pequeno peso molecular, pode passar facilmente pela barreira da pele”, explica o cirurgião plástico P. Daniel Ward.

Abaixo da barreira da pele, o ingrediente dissolve as junções entre as células velhas e mortas na superfície, ajudando-as a se desprender. “O ácido glicólico é um ótimo esfoliante, especialmente para quem procura atenuar os efeitos do envelhecimento”, continua.

Ácido salicílico

Ao invés de células mortas, esse ácido tem a capacidade de se livrar de acúmulos na pele. “O ácido salicílico é um BHA e também é um esfoliante, funcionando como uma espécie de ‘esfregão médico’ para o excesso de oleosidade, beneficiando principalmente aqueles com pele propensa à acne”, explica Ward, que revela que o ingrediente também é capaz de limpar poros entupidos.

PRINCIPAIS DIFERENÇAS

Potencial esfoliante: “O ácido glicólico penetra na pele e funciona de dentro para fora, enquanto o ácido salicílico funciona de fora para dentro”, diz Ward.

 

Textura da pele: “O ácido glicólico estimula o colágeno e afrouxa as ligações entre a camada superior da epiderme, para revelar a boa pele que você tem por baixo”, explica Daisy Jing, fundadora e CEO da marca de skincare Banish.

Poros e oleosidade: “O ácido salicílico é um BHA. Isso o torna ótimo para penetrar profundamente em sua pele”, diz Jing. “Isso ajuda a desobstruir os poros e age como um anti-inflamatório para ajudar as espinhas cheias de pus a descerem facilmente.”

Nesse sentido, conclui-se que o ácido glicólico pode ser mais eficaz para rejuvenescer a pele, enquanto o ácido salicílico é um poderoso tratamento para manchas e acne.

COMO USAR OS ÁCIDOS EM SUA ROTINA DE CUIDADOS

Ambos os ingredientes são eficazes por serem fortes. Por isso, é necessário ter cautela ao utilizá-los. Comece com um uso esporádico para construir tolerância — a recomendação do dermatologista Sandy Stotnicki é aplicá-los uma ou duas vezes por semana para começar. 

Além disso, você deve utilizá-los durante a noite, “porque ambos os ácidos tornam sua pele mais suscetível à luz solar”, pontua Ward. Para permitir que as moléculas penetrem e esfoliem com mais efetividade, a limpeza da pele antes da aplicação também é indispensável.

Por último, lembre-se de hidratar a pele após a aplicação dos ácidos e utilizar proteção solar no dia seguinte.

 

ÁCIDOS GLICÓLICO E SALICÍLICO: CONTRAINDICAÇÕES

Ambos os ingredientes podem causar ressecamento da pele. Por isso, além de introduzi-los lentamente, converse com seu dermatologista a respeito dos produtos que serão utilizados em associação com os ácidos.

De acordo com o portal, “até mesmo os melhores cremes de retinol podem causar problemas quando combinados com ácidos”. Dessa forma, produtos que deliberadamente ressecam a pele, como o retinol, não devem ser usados ​​com ácido glicólico ou salicílico.

“Fazer isso provavelmente levaria à pele irritada e vermelhidão”, pontua Ward. Se você não quiser escolher entre ácido glicólico e retinol, tente usá-los em noites alternadas.

- Publicidade -

Compartilhe

Popular

Veja também
Relacionados

Custo para produzir milho em Mato Grosso atinge cerca de R$ 3,3 mil por hectare

Conteúdo/ODOC – O custo da produção do milho alta tecnologia...

Número de denúncias de violência contra idosos cresce em 2024

O vídeo de uma mulher tentando sacar um empréstimo...

WhatsApp GB: navegando pelos prós e contras

O WhatsApp GB tornou-se popular por oferecer mais recursos...
Feito com muito 💜 por go7.com.br