segunda-feira, 24 junho 2024
- Publicidade -
26.3 C
Nova Olímpia
- Publicidade -
abaixo de ultimas notícias

As melhores comidas brasileiras na opinião dos nossos leitores!

Com a ajuda dos nossos queridos leitores, chegamos ao nosso ranking com as 10 melhores comidas brasileiras! Foram mais de 3,1 mil votos e diferentes opiniões sobre os pratos que mais dão água na boca do povo brasileiro.

Nesta disputa, o primeiro colocado foi escolhido com folga dentre os demais pratos, sendo realmente amado por muitos brasileiros. O segundo lugar também foi muito bem votado e só de pensar nele, já lembro do cheiro inconfundível, e o terceiro é daqueles fáceis de sentir falta se ficarmos alguns dias sem comer! Consegue adivinhar quais são? Mas nem precisa, é só conferir seguir!

Curiosamente, algumas comidas eleitas neste ranking também estiveram presentes na lista das 10 piores comidas do Brasil. Será que o resultado dos 2,8 mil votos válidos desta pesquisa vai gerar polêmica? Nos conte o que achou nos comentários!

10. Mocotó

Vamos começar falando de um prato polêmico, pois foi eleito como o quinto pior prato brasileiro e, agora, também foi escolhido como uma das melhores comidas do país! Pois é, ficou claro que o Mocotó é 8 ou 80! O ensopado feito com patas de vaca, feijão e vegetais é uma comida barata e nutritiva.

No início, o prato era preparado pelos escravizados, que usavam os cortes das carnes desperdiçados pelos seus proprietários. Atualmente, é muito popular nas regiões sul e nordeste do Brasil, sendo, curiosamente, consumido pelos brasileiros como uma forma de evitar ou acabar com a ressaca. Você já testou para ver se funciona mesmo?

09. Bobó de camarão

Tradicional da Bahia, o bobó de camarão é um ensopado feito com purê de mandioca (chamado de bobó), camarões frescos, leite de coco e azeite de dendê. Segundo os pesquisadores, a palavra bobó era do povo Ewe, trazido como escravizado ao Brasil.

O nome indicava um prato com feijão, mas, atualmente, o prato não leva esse ingrediente, pois o feijão foi trocado pela mandioca quando os afro-brasileiros conheceram a raiz. Normalmente acompanhado de arroz, a refeição é oferecida em muitos restaurantes tradicionais brasileiros e nos bufês baianos.

08. Arroz com pequi

Outra surpresa foi encontrar na lista das melhores comidas, o mesmo prato que aparece em terceiro lugar no ranking oposto! Bem tradicional nos estados de Goiás e Minas Gerais, o arroz com pequi é um prato brasileiro com sabor marcante. O principal ingrediente é o pequi, uma fruta, mas o arroz também recebe outros temperos que dão sabor ao prato.

07. Frango com quiabo

Foto: Ana Maria Braga/Divulgação

Apesar de parecer simples pelo nome, o prato de frango com quiabo agrada muitos dos nossos leitores e entrou na disputa com tranquilidade. Típico da comida mineira, essa refeição foi adotada ainda no século 19, quando o governo teve dificuldade de transportar outros alimentos ao estado. Como o quiabo e o frango eram facilmente encontrados em Minas, o prato se popularizou rapidamente e se mantém até hoje nas mesas dos brasileiros.

Tradicionalmente acompanhado de angu (polenta, em muitos estados), a receita reúne três pratos em um: frango ensopado, tipico da colônia portuguesa; a polenta de fubá, de origem indígena; e o quiabo, nativo da África e introduzido no Brasil pelos escravizados.

06. Cuscuz paulista

Olha ele ai! Realmente, o cuscuz paulista divide opiniões! Presente na lista de piores e, agora, dos melhores pratos, a comida foi escolhida como a melhor do Brasil por quase 2% dos participantes.

Preparado com fubá, azeitonas, ovo cozido, peixe enlatado e ervilha, a refeição é bem característica e foi inventada no século 19. Normalmente, ele é servido com o molde de uma forma redonda, com um buraco no meio.

05. Camarão

Muito versátil no preparo e podendo ser de água doce ou salgada, o camarão entrou fácil para a lista das melhores comidas do Brasil. Apesar de não ser “um prato só nosso”, o artrópode está presente em inúmeros pratos brasileiros como o ingrediente principal.

São muitas as possibilidades de incluir o queridinho nas receitas do país. Encontrado facilmente no litoral brasileiro, outras regiões se adaptaram e passaram a criar camarão em viveiros de água doce para não faltar o ingrediente na mesa do resto da população.

04. Moqueca baiana

Como o nome indica, a moqueca baiana teve origem na Bahia, mas caiu no gosto do povo em todo o país. O ensopado feito com frutos-do-mar tem peixe, camarão, leite de coco, óleo de dendê, suco de limão, vários tipos de vegetais, bastante tempero e até pode incluir gengibre.

Normalmente, o prato tem coentro e é servido com arroz e farofa. Tipicamente brasileira, a refeição foi criada pelos povos originários, mas foi mudando com o passar do tempo. O leite de coco, por exemplo, foi incluído depois pelos colonizadores portugueses, e o óleo de palma, pelos escravizados africanos.

03. Arroz com feijão

Presente no dia a dia do brasileiro, o tradicional arroz com feijão (preto ou carioca) entrou para o ranking e ganhou a medalha de bronze como a cara do Brasil. Nossos leitores gostam tanto do prato, que alguns disseram que nem precisam de “mistura”, pois feijão novinho com arroz soltinho são perfeitos mesmo que desacompanhados.

Por outro lado, outros participantes disseram não abrir mão do bife acebolado, do ovo frito e até do frango junto do arroz com feijão. Foram várias as proteínas sugeridas de acompanhamento, mas sempre com o arroz com feijão em evidência.

02. Churrasco

É claro que o tradicional churrasco não podia ficar fora da lista (e nem entrar no ranking contrário)! Muito mais que um tipo de preparo de diferentes carnes, o churrasco no Brasil é quase um evento, pois une amigos e familiares, principalmente aos fins de semana.

Segundo a história, a origem do churrasco se remete ao século 19, quando imigrantes europeus, que passaram a viver no Rio Grande do Sul, se reuniam e acendiam uma fogueira para preparar carne em espetos, grelhando a comida lentamente. Atualmente, os brasileiros de todas as regiões também aproveitam o preparo nas várias churrascarias do país. Muitas vezes, esses lugares oferecem rodízio de churrasco, servindo diferentes cortes de carne aos clientes famintos.

01. Feijoada

Tradicional e saborosa, a famosa feijoada venceu com folga a disputa como a melhor comida brasileira, segundo a opinião dos nossos mais de 3 mil leitores! De fato, trata-se de um prato com muita personalidade e, por isso, também acabou parando (surpreendentemente) no nosso ranking contrário!

Preparada tradicionalmente com carne de porco e feijão-preto, a feijoada é consumida em todo o Brasil. Cada família costuma ter uma receita especial, normalmente acompanhada de arroz, farofa e salada de couve. Muito bem temperado, o prato costuma ser preparado aos sábados, pois é pesado e exige uma pausa pós-almoço para quando bater o “soninho da feijoca”.

Confira o ranking completo com as porcentagens dos votos dos nossos leitores:

Recentemente, uma pesquisa feita pelo TasteAtlas deu o que falar aqui no Melhores Destinos porque muita gente não concordou com o ranking das piores comidas do Brasil. Por isso, decidimos ouvir a opinião de vocês e criar nossa própria lista, inclusive, criamos o ranking das melhores comidas do país.

Conhecemos muito bem a riqueza da gastronomia brasileira, suas peculiaridades regionais e sabemos como é difícil falar de comida, afinal, os paladares são muito diferentes uns dos outros. A nossa diversidade cultural é incrível!

- Publicidade -

Compartilhe

Popular

Veja também
Relacionados

Jogos hoje (24/06/24) ao vivo de futebol: onde assistir e horário

Confira onde assistir ao vivo aos jogos de futebol...

População de rua em Mato Grosso aumenta 82% em 6 anos

Em seis anos, o número de pessoas vivendo em...

Homem é baleado em casa noturna em Tangará

Um homem de 49 anos, que não teve seu...
Feito com muito 💜 por go7.com.br