domingo, 14 julho 2024
- Publicidade -
17.9 C
Nova Olímpia
- Publicidade -
abaixo de ultimas notícias

As 6 pinturas rupestres mais antigas do mundo

Parte considerável do que sabemos sobre a Pré-História tem origem na arte rupestre, do qual a pintura é um dos braços (a outra é a gravura rupestre). Geralmente encontrada em paredes de cavernas e na parte externa de utensílios domésticos utilizados no período, ela narra costumes e primeiras crenças dos hominídeos, como apontam estudiosos do tema.

6. Caverna de Chauvet, França (30 mil a 35 mil anos) 

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Na caverna Chauvet, na França, é possível encontrar a primeira pintura rupestre figurativa documentada no continente europeu. Com obras que variavam entre 35 mil e 30 mil anos, é possível ver nas paredes um número diversificado e significativo de animais, com uma beleza estética bastante elevada.

5. Caverna Kapova, Rússia (36 mil anos)

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Coube a Alexander Ryumin, pesquisador da Reserva Natural do Bascortostão, a descoberta de desenhos antigos na caverna Kapova, no distante ano de 1959. Enquanto procurava morcegos, o pesquisador descobriu pinturas rupestres feitas em cores vivas, que representavam vários animais. Entre os que podem ser identificados estão rinocerontes, cavalos e mamutes.

À época, a descoberta de Ryumin se tornou um sensação, pois se acreditavam, então, que a arte rupestre da Era Paleolítica só poderiam ser encontradas na França e na Espanha. O local se tornou um complexo cultural e histórico muito importante para os estudos do gênero.

4. Caverna El Castillo, Espanha (40 mil anos)

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Encontrada em 1903 na caverna El Castillo, na Espanha, reside uma série de pinturas, extensas marcações e grafites antigos feitos em carvão e ocre vermelho nos tetos e nas paredes. O achado foi realizado por Hermilio Alcalde del Río, arqueólogo espanhol, um dos pioneiros na pesquisa e estudo da arte rupestre na Europa. 

As pesquisas identificaram que as pinturas foram feitas entre o período Paleolítico Inferior e a Idade do Bronze, em um total de 150 obras já catalogadas. As pinturas mais antigas, de acordo com estudos, foram feitas pelos neandertais, há mais de 40 mil anos.

A datação ajudou a comprovar que os “artistas” da Idade da Pedra pintaram discos, símbolos, padrões geométricos e mãos nas cavernas europeias muito antes do que se pensava à época de sua descoberta.

3. Caverna Lubang Jeriji Saléh, Indonésia (40 mil anos)

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Em Calimantã, na parte da ilha de Bornéu pertencente à Indonésia, encontramos a caverna Lubang Jeiji Saléh, onde estão algumas das mais antigas pinturas rupestres da nossa história. 

Fraturada e desbotada, a imagem avermelhada mostra um mamífero saudável, mas com pernas finas, provavelmente um tipo de gado, com uma faixa ocre que se assemelha a uma lança, pendurada em sua lateral.

Ele é apenas um de um trio de grandes animais que adornam a parede da caverna, descoberta em 1994 pelo explorador francês Luc-Henri Fage, e datada em 40 mil anos.

2. Cavernas no Distrito de Maros, Indonésia (43.900 anos)

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Nas cavernas do distrito de Maros, na Indonésia, diferentes pinturas rupestres foram encontradas. A que recebeu datação mais antiga foi achada na caverna Leang Bulu 'Sipong 4, e possui 43.900 anos. Ela retrata figuras que são meio animais, meio humanas caçando javalis selvagens e outros animais, muito semelhantes a bisões, usando cordas e lanças.

Os pesquisadores acreditam que a representação de caçadores híbridos seja uma evidência da capacidade humanada de perceber coisas que não existem no mundo natural, o que seria as raízes do pensamento religioso. É considerada o primeiro exemplo de arte rupestre com narrativa detalhada e completa.

1. Caverna de Maltravieso, Espanha (64 mil anos)

(Fonte: Turismo Extremadura/Reprodução)(Fonte: Turismo Extremadura/Reprodução)

pintura rupestre mais antiga já encontrada é um estêncil de mão vermelha descoberto na caverna de Maltravieso, na cidade espanhola de Cáceres. A datação concluiu que as obras encontradas na caverna foram pintadas há mais de 64 mil anos, aproximadamente 20 mil anos antes dos ancestrais humanos modernos chegarem à Europa.

Um minucioso estudo sobre elas confirmou serem do período Paleolítico, feitas por neandertais. Em Maltravieso e em outras duas cavernas próximas, foram encontradas pinturas em ocre preto e vermelho de grupos de mamíferos, e impressões manuais.

- Publicidade -

Compartilhe

Popular

Veja também
Relacionados

Jogos hoje (14/07/24) ao vivo de futebol: onde assistir e horário

Confira onde assistir ao vivo aos jogos de futebol...

Sonha em abrir o próprio negócio? Circuito abre 620 vagas para empreendedores de MT

Nove municípios de Mato Grosso abriram vagas extras para...

Golpe do Pix errado: saiba como se proteger e não ser enganado

O Pix já movimentou em um único dia, mais...

AG Ceres: Mercado do boi gordo com cenário otimista, mas produtor deve pensar em 2025

Preços firmes, estabilidade com projeção de alta no mercado...
Feito com muito 💜 por go7.com.br