terça-feira, 27 fevereiro 2024
- Publicidade -
Banner Topo
22.1 C
Nova Olímpia
- Publicidade -
abaixo de ultimas notícias

8 destinos pouco conhecidos para viajar pelo Brasil em 2023

 

Com 8.516.000 quilômetros quadrados, somos o segundo país no mundo com a maior área verde e considerado pelo Fórum Econômico Mundial como o maior potencial turístico em recursos naturais, com cerca de 71 parques nacionais. Portanto, dizer que conhecemos o Brasil a fundo e que já exploramos e vivenciamos suas belezas pode soar um tanto exíguo da nossa parte. Talvez pelo paradigma de que destinos afastados de natureza não ofereçam serviços e conforto, acesso fácil, segurança ou ainda modismo e tendências de roteiros óbvios, basta pesquisar mais profundamente que achamos diversos territórios ainda desconhecidos em cada estado do Brasil.

Ponta do Mel e Dunas do Rosado – RN

Ponta do Mel
Fotos Divulgação

No extremo norte do Rio Grande do Norte, entre Areia Branca e Porto do Mangue, um cenário árido, em constante evolução, traz novos ares ao turismo potiguar. Com 10 km2 de extensão, as Dunas do Rosado são uma sequência de montanhas coloridas, formadas pelos sedimentos de falésias vizinhas, trazidos pelos ventos constantes. A região fica a 250 km de Natal e tem acesso pelas BR-101 e BR-406.

Sengés / Canyon do Jaguaricatu – Paraná

Senges - Flavia Vitorino

Localizado no Vale do Jaguaricatu em Sengés, PR, o Canyon é formado por paredões de arenito de 80 a 100 m, recobertos de mata nativa de cerrado. O Canyon do Jaguaricatu une-se mais ao sul do Paraná ao Canyon do Guartelá, formando uma imensa cadeia de paredões que rasga parte o estado paranaense, localizados na APA da Escarpa Devoniana.

Campo Novo do Parecis – MT 

Campo Novo do Parecis - Flavia Vitorino

A cidade é recortada pelo rio Sacre (rio Verde) com águas cristalinas e esverdeadas que ao longo de seu percurso formam diversas piscinas naturais com leito de areia branca e quedas d ́dagua. Um verdadeiro paraíso escondido na região amazônica. Além dos balneários, cujos principais são o Rio Verde e o Hawai, há também 2 cachoeiras monumentais: o Salto Utiariti com 98 metros de queda d`água e o Salto Belo com 45 metros de altura.

Parque Nacional do Catimbau – PE

Catimbau - Flavia Vitorino

Situado a 300 km de Recife, o parque é considerado o segundo maior parque arqueológico do Brasil, ficando atrás somente da Serra da Capivara, no Piauí. São 27 sítios arqueológicos com pinturas rupestres estimadas em até 6 mil anos de idade. O lugar é uma grande vitrine de expressões da nossa pré-história. Um dos sítios arqueológicos mais populares do parque é o de Alcobaça, pois concentra um conjunto rico de grafismos rupestres, feitos por diferentes grupos étnicos de épocas também distintas.

Parque Estadual de Terra Ronca – Goiás

Terra Ronca - Flavia Vitorino

O Parque Estadual de Terra Ronca, abriga a terceira mais extensa caverna do país, a Gruta de São Mateus, com mais de 23km de desenvolvimento e é um dos maiores complexos de cavernas e grutas da América do Sul. São milhares de quilômetros de mata virgem, com cachoeiras, rios, dolinas, trilhas e mais de 250 cavernas, sendo 5 delas abertas à visitação. O parque fica nos municípios de São Domingos e Guarani de Goiás.

Serra das Confusões - Flavia Vitorino

O parque nacional da Serra das Confusões está localizado na região sudoeste do estado do Piauí e possui inúmeros sítios arqueológicos, é o maior parque do Nordeste. Proporciona momentos únicos de contemplação de uma natureza rústica e exuberante. O nome Confusões é porque as pedras mudam de cor conforme ângulo que o sol bate e isto confundia os raros exploradores que passavam pela região.

Analândia – São Paulo

Analândia - Flavia Vitorino

 

A Estância Climática de Analândia tem muito a oferecer para quem está em busca de esportes de aventura, a 230 km de São Paulo, Analândia é uma boa e tranquila alternativa, com atrações para todos os gostos e idades. A queda de 45m da Cachoeira da Bocaina é outro lugar que merece ser visitado. A cachoeira está localizada próxima a Analândia e a trilha que vai até a piscina natural saem de uma estrada de terra que sobe a Serra do Cuscuzeiro.

Lapinha da Serra – MG

Lapinha da Serra - Flavia Vitorino

Localizada no distrito de Santana do Riacho, na região da Serra do Cipó a Lapinha da Serra é cercada por lindas cachoeiras e é ideal para quem procura por descanso e natureza. O vilarejo está localizado a apenas 136 km de Belo Horizonte e encanta com suas cachoeiras, pinturas rupestres, rios, biodiversidade e paisagens entre lagoas e montanhas.

Flavia VitorinoFlavia Vitorino é jornalista e turismóloga especialista em destinos e viagens de natureza. Diretora de conteúdo do aplicativo LYFX e agente de viagens pela GO Escape.

- Publicidade -
big master

Compartilhe

Popular

Veja também
Relacionados

Jesus denuncia a hipocrisia dos fariseus. «Eles falam e não praticam»

Terça-feira da 2ª semana da Quaresma Evangelho Mt 23,1-12 Depois, Jesus falou às...

Tangará – Casais são conduzidos ao Cisc após desentendimento trabalhista

A ocorrência aconteceu na manhã de sábado, dia 24,...
Feito com muito 💜 por go7.com.br