quinta-feira, 30 maio 2024
- Publicidade -
14.1 C
Nova Olímpia
- Publicidade -
abaixo de ultimas notícias

6 curiosidades do Ano Novo pra você ficar por dentro da tradição

A virada entre o dia 31 e 1º de janeiro é sempre de muita emoção, mas será que você conhece as curiosidades do Ano Novo?

Ao longo da vida aprendemos que diversas tradições fazem parte de alguns momentos importantes, incluindo os próximos passos e a renovação de ciclos. Em diversos países do mundo, a meia noite do dia 31 de dezembro é o marco de uma passagem, sempre seguida dos desejos para os próximos 365 dias. Mas será que você conhece as curiosidades do Ano Novo?

É fato que cada nação costuma celebrar a chegada de um novo ano de acordo com os rituais e aquilo que é visto como importante para trazer sorte e prosperidade — aqui no Brasil, por exemplo, a rotina inclui pular as ondas e usar branco.

Quer conferir algumas curiosidades do Ano Novo ao redor do planeta? Então aproveite os últimos momentos de 2022 para aprender e compartilhar com a família!

1. Desde que o mundo é mundo

Existem diversas festas que sobreviveram ao tempo. O ritual de passagem para o próximo ano é uma delas. Isso porque os registros apontam que o costume já era comum para aqueles que viviam na Babilônia há quatro mil anos.

Vale lembrar que o dia 1º de janeiro passou a ser reconhecido pelo feriado da Confraternização Universal por conta da Organização das Nações Unidas (ONU). Daquele tempo para os dias atuais, a diferença está na forma como o festejo é feito em cada país.

2. A relação entre o Ano Novo e o branco

Se você é daqueles que sempre quis saber porque o branco é a cor mais desejada no momento da virada, esse é o momento de aprender! O hábito é uma herança dos africanos e a crença é de que a tonalidade significa a purificação.

Ou seja, ao escolher a tonalidade, é como se você estivesse desejando paz e boas vibrações para o próximo ano. Há quem combine o branco com outras cores que estão relacionadas com a fortuna, sorte ou até mesmo com o amor.

3. Você também faz promessas?

Por mais que a técnica seja passada de geração em geração, é importante explicar que a lista de promessas também é algo que herdamos do povo da Babilônia — por lá isso já era normal.

Mais do que colocar na ponta do lápis aquilo que vai organizar as ações e pensamentos dos próximos meses, o checklist também é uma metodologia de colocar na mente aquilo que você deseja conquistar em 2023.

4. De acordo com o fuso horário

Uma das curiosidades do Ano Novo é que nem todos os países celebram a chegada dos fogos ao mesmo tempo. A justificativa está no fuso horário de cada Continente, fator que adianta as celebrações em algumas partes.

Por ser um feriado mundial, a certeza é que a celebração em cada canto do globo é acompanhada por todos, mesmo que a chegada de um novo ano seja em um determinado horário em cada local.

5. Ano Novo x calendário

Outra peculiaridade é que o Ano Novo pode ser comemorado em outros meses e datas, dependendo do calendário que é seguido em cada nação. Os chineses, por exemplo, seguem o calendário chinês, celebrando a chegada de um novo ciclo de acordo com as datas estipuladas.

Mesmo que o festejo seja em um outro momento, o importante é estar preparado para receber os novos dias com boas energias, não é mesmo?

6. O que é réveillon?

Uma das últimas curiosidades do Ano Novo está no nome réveillon. O termo vem de um termo em francês que significa “acordar”. No século 17, por exemplo, a palavra era utilizada para nomear os eventos e longos jantares da época.

Independente de qual seja o seu costume ou crença, o Ano Novo é um momento de celebrar com a família e amigos, esperando que os próximos meses sejam de amor, paz e muita felicidade. Já está preparado para receber 2023?

- Publicidade -

Compartilhe

Popular

Veja também
Relacionados

Feito com muito 💜 por go7.com.br