quinta-feira, 22 fevereiro 2024
- Publicidade -
Banner Topo
25.4 C
Nova Olímpia
- Publicidade -
abaixo de ultimas notícias

5 fatos históricos tão estranhos que parecem mentira

É verdade que a vida humana não é tão preto no branco quanto se imagina, mas às vezes alguns acontecimentos são tão surreais que parecem roteiro de algum filme de ficção muito ruim. Ao longo da história, não são poucos os casos de fatos tão estranhos que fica até mesmo difícil acreditar que possam ter realmente acontecido.

Porém, para a nossa sorte e para o completo choque dos nossos cérebros, temos muitos documentos que comprovam algumas das histórias mais absurdas da humanidade. Ficou curioso para saber sobre do que estamos falando? Então, veja só essa lista que separamos com cinco fatos tão inacreditáveis que parecem mais ser fake news!

1. Universidade mais antiga que o Império Asteca 

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Quando você pensa em Império Asteca, provavelmente pensa em uma civilização muito mais velha do que qualquer estrutura moderna encontrada na nossa sociedade, certo? Porém, é preciso ressaltar que a Universidade de Oxford, no Reino Unido, passou a lecionar muito antes da construção da cidade de Tenochtitlán, capital asteca. 

As primeiras aulas ocorreram em 1096 e, em 1249, Oxford já era uma universidade completa com salas residenciais e vários prédios escolares — isso que ela nem é a universidade mais velha do mundo. Tenochtitlán foi fundada apenas em 1325, sendo capturada pelos espanhóis em 1521. Loucura, né?

2. Agentes da CIA fingiram ser vampiros

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

Durante a Guerra Fria, as Filipinas eram aliadas dos Estados Unidos. No entanto, havia uma facção rebelde comunista conhecida como Exército do Povo, que lutava para livrar a região da influência capitalista. Para combater esses rebeldes, agentes da CIA — central de inteligência do governo norte-americano — tomaram uma estratégia peculiar: fingir serem vampiros.

A ideia surgiu baseada na lenda local dos “aswang”, um monstro sugador de sangue muito semelhante aos vampiros. Após a CIA capturar um dos membros do Exército do Povo, deixaram apenas dois furos em seu pescoço morto e o penduraram de cabeça para que o sangue drenasse. Quando os rebeldes o encontraram, o medo tomou conta de todos, fazendo-os a se render em 1954.

3. Estação meteorológica nazista no Canadá

 

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Em 1943, os alemães decidiram montar uma estação meteorológica no norte de Labrador, no Canadá — quando o país ainda fazia parte do domínio britânico. Inclusive, essa estrutura ajudou a afundar diversos navios de guerra inimigos dos nazistas e navios de abastecimento no Oceano Atlântico Norte.

A construção da estação, no entanto, não é o problema. Enquanto várias dessas estações meteorológicas foram destruídas após a Segunda Guerra Mundial, a de Labrador permaneceu desconhecida até 1977. Por ser um local pouco povoado, ninguém se preocupou em derrubá-la e ninguém sequer descobriu que pertencia aos nazistas até 1981.

4. Destino cruel

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Desde 1850, mais de 5 mil pessoas morreram caindo nas Cataratas do Niágara, entre o Canadá e os Estados Unidos — por suicídio ou puro azar. Logo, quando o artista circense Bobby Leach sobreviveu após se aventurar nas águas do local, muitas pessoas foram pegas de surpresa. 

Leach desceu as cataratas em 1911 dentro de um barril. Quando ele emergiu da queda, ele estava sangrando e machucado, mas ficou perfeitamente bem. Ironicamente, ele acabou morrendo anos depois por ter escorregado em uma casca de laranja e machucado uma de suas pernas. O membro do corpo infeccionou e precisou ser amputado — mas a infecção continuou corroendo sua vida.

5. Tubarões são extremamente velhos

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

Que os tubarões são uma das espécies mais antigas da Terra não é novidade. Inclusive, o fóssil mais antigo de um tubarão data para 400 milhões de anos atrás. Isso é tanto tempo de existência que fica até mesmo difícil colocar esse período em perspectiva. Mas você quer ter uma ideia do que 400 milhões de anos representam? 

Esse número indica que essas criaturas são mais velhas que os anéis de Saturno, que se formaram apenas cerca de 100 milhões de anos atrás. A maioria dos tubarões foram extintos há 20 milhões de anos, quando a população total dessas criaturas caiu para 90%. Caso todos eles tivessem sumido de uma vez, nós pensaríamos neles da mesma forma como vemos os dinossauros. Dá para acreditar? 

 

- Publicidade -
big master

Compartilhe

Popular

Veja também
Relacionados

Desmatamento na Amazônia cai 60% em janeiro de 2024

O desmatamento na floresta amazônica caiu 60% em janeiro deste ano, chegando ao...

Bandido que agrediu vítima ao roubar bicicleta é preso pela PJC de Tangará

A Polícia Judiciária Civil por meio da Delegacia Especializada...

Concursos públicos municipais pagam até R$ 18 mil em MT

Concursos públicos e seletivos com inscrições abertas em Mato...
Feito com muito 💜 por go7.com.br