sexta-feira, 20 setembro 2024
- Publicidade -
Dengue
41.5 C
Nova Olímpia
- Publicidade -
abaixo de ultimas notícias

29 de junho — Dia de São Pedro e de São Paulo

Celebrado em 29 de junho, o Dia de São Pedro e de São Paulo é uma data comemorativa presente no calendário litúrgico do catolicismo.

O Dia de São Pedro e de São Paulo é celebrado em 29 de junho. É uma celebração presente no calendário litúrgico da Igreja Católica. A data celebra essas duas figuras que são importantíssimas para a fé cristã e que foram responsáveis pelo crescimento do cristianismo no século I.

Ambos foram martirizados pelas autoridades romanas e acredita-se que Pedro tenha sido crucificado entre 64 e 67, e Paulo foi decapitado em 67. A celebração do Dia de São Pedro e São Paulo se junta às festividades juninas, e a data é considerada feriado em um estado brasileiro – Alagoas.

Tópicos deste artigo

Resumo sobre o Dia de São Pedro e de São Paulo

  • O Dia de São Pedro e São Paulo é uma data comemorativa cristã celebrada em 29 de junho e celebra a importância dessas duas figuras.
  • Ambos são considerados fundamentais na consolidação e no crescimento do cristianismo no século I.
  • A celebração do Dia de São Pedro e São Paulo se junta às festividades juninas.
  • Pedro foi um dos apóstolos de Jesus, e Paulo foi um dos pregadores mais importantes do cristianismo.

O que se comemora no Dia de São Pedro e de São Paulo?

O Dia de São Pedro e de São Paulo é celebrado em 29 de junho. Esse dia é marcado no calendário litúrgico do catolicismo como a data em que se celebram duas figuras muito importantes para essa fé. Nesse dia se comemora o Dia de São Pedro e São Paulo, duas figuras fundamentais do período de surgimento do cristianismo e de consolidação da Igreja Católica.

Os dois são importantes santos do catolicismo, sendo sacerdotes que contribuíram no século I para o crescimento do cristianismo no mundo romano. Sendo assim, são celebrados por conta de sua importância ao catolicismo. São Pedro é considerado o primeiro papa da Igreja Católica e São Paulo é considerado um dos líderes espirituais da Igreja Católica.

A celebração a eles se junta às celebrações juninas que acontecem ao longo de todo o mês de junho na tradição católica. A data da celebração leva em consideração o translado das relíquias dos santos.

São Pedro e São Paulo são dois sacerdotes distintos, mas ambos são celebrados no catolicismo no mesmo dia, em 29 de junho, e isso se atribui ao mencionado fato de que as relíquias de ambos teriam sido transportadas nesse dia. Outros pesquisadores alegam que a data levaria em consideração o dia em que ambos os santos foram martirizados pelo Império Romano.

Existem também alguns historiadores que pontuam que o dia 29 de junho era marcado por uma celebração para Rômulo e Remo entre a população romana pagã. Colocar a festa das duas figuras mais importantes para a consolidação do cristianismo no mundo romano seria uma forma de enfraquecer a celebração pagã.

Por que o Dia de São Pedro e de São Paulo é dia 29 de junho?

A celebração do Dia de São Pedro e São Paulo acontece em 29 de junho pelos seguintes motivos:

  • dia 29 de junho pode ter sido a data que ambos foram martirizados;
  • foi nesse dia que as relíquias sagradas de ambos foram transladadas;
  • a data pode ter sido escolhida porque nesse dia havia uma popular celebração pagã em Roma.

Dia de São Pedro e de São Paulo é feriado ou ponto facultativo?

O Dia de São Pedro e São Paulo não é feriado nacional, sendo considerado feriado apenas no estado de Alagoas e em alguns municípios brasileiros. Entre os municípios brasileiros que consideram o Dia de São Pedro e São Paulo como feriado estão:

  • Boa Vista (RR);
  • Pato Branco (PR);
  • Cajazeiras (PB);
  • Teófilo Otoni (MG);
  • Serra (ES);
  • Tupã (SP).

História de São Pedro e de São Paulo

Pintura de São Pedro e de São Paulo, uma alusão ao Dia de São Pedro e de São Paulo.
São Pedro (à sua esquerda) e São Paulo (à sua direita) são considerados figuras fundadoras da Igreja Católica. [2]

Tanto São Pedro quanto São Paulo são figuras extremamente importantes na história do cristianismo. Ambos são considerados figuras fundadoras da Igreja Católica e foram essenciais para o crescimento do cristianismo no século I d.C.

São Pedro foi um dos discípulos de Jesus e o primeiro a reconhecer que Jesus era o Messias. Ele era um pescador que atuava no Mar da Galileia, sendo chamado originalmente de Simão. Ele adotou o nome “Pedro” depois que passou a seguir Jesus Cristo. Pedro é entendido como o primeiro papa e fundador da Igreja Católica com base em uma fala de Jesus.

Em Mateus 16:18, o texto bíblico diz que “E também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja”. Esse texto demonstra que Pedro foi determinado diretamente por Jesus como o seu sucessor e líder da sua igreja. Pedro também ficou marcado por ter negado Jesus por três vezes após Jesus ter sido preso pelos romanos.

Ele se arrependeu de sua ação e seguiu pregando a mensagem de Jesus, sofrendo intensa perseguição por isso, uma vez que o cristianismo em seus primórdios era uma religião perseguida pelas autoridades romanas. Foi a Roma para pregar o cristianismo e lá foi capturado e martirizado em algum momento entre os anos de 64 e 67.

São Paulo, por sua vez, também conhecido como Paulo de Tarso, foi um dos mais importantes seguidores do cristianismo no período. Inicialmente, São Paulo se dedicava a perseguir os cristãos, que ele considerava de uma seita religiosa que deveria desaparecer. No entanto, a tradição cristã conta que ele se converteu após ter uma visão de Jesus.

Após se converter, tornou-se um dos maiores pregadores do cristianismo em seu tempo. Realizou inúmeras viagens missionárias, levando o cristianismo para diversas partes do território sob domínio romano. Acabou sendo preso pelas autoridades romanas na cidade de Roma e lá foi decapitado em 67 a.C.

Créditos de imagem

[1] Urri / Shutterstock

[2] hramikona / Shutterstock

Fontes

BORGA, Juliana. Por que São Pedro e São Paulo são celebrados no mesmo dia? Disponível em:

https://universo.paulinas.com.br/conteudo/por-que-sao-pedro-e-sao-paulo-sao-celebrados-no-mesmo-dia-nbsp-/208.

REDAÇÃO. São Pedro e São Paulo, por que eles são celebrados juntos? Disponível em: https://www.holyart.pt/blog/santos-e-abencoados/sao-pedro-e-sao-paulo-por-que-eles-sao-celebrados-juntos/#A_Historia_de_Sao_Pedro_o_Pescador_de_Homens.

REDAÇÃO. São Pedro e São Paulo, apóstolos e principais líderes da Igreja. Disponível em: https://santo.cancaonova.com/santo/sao-pedro-e-sao-paulo-apostolos-e-principais-lideres-da-igreja/.

REDAÇÃO. Dia de São Pedro é feriado ou ponto facultativo? Conheça a origem da data. Disponível em: https://exame.com/pop/dia-de-sao-pedro-e-feriado-ou-ponto-facultativo-conheca-a-origem-da-data/.

Escritor do artigo

Escrito por: Daniel Neves SilvaFormado em História pela Universidade Estadual de Goiás (UEG) e especialista em História e Narrativas Audiovisuais pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Atua como professor de História desde 2010.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SILVA, Daniel Neves. “29 de junho — Dia de São Pedro e de São Paulo”; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/dia-de-sao-pedro.htm. Acesso em 04 de junho de 2024.

- Publicidade -
big master

Compartilhe

Popular

Veja também
Relacionados

Mauro Mendes autoriza extinção de 24 taxas do Detran e perdão de juros de débitos do ICMS

O governador Mauro Mendes (União Brasil) autorizou a extinção...

Os carboidratos mais saudáveis que não atrapalham a dieta

Os carboidratos têm uma má reputação por contribuir para...
Feito com muito 💜 por go7.com.br