terça-feira, 16 abril 2024
- Publicidade -
27.5 C
Nova Olímpia
- Publicidade -
abaixo de ultimas notícias

5 dicas para começar 2023 com financeiro em dia

 
 

O final do ano é sempre um período de organizações para o ano que está chegando. E é o melhor momento para falar da vida financeira, afinal é quando as pessoas estão mais propensas a fazerem mudanças, implementando novos hábitos e evitando gastos irresponsáveis. 

Para auxiliar com isso e ajudar as pessoas a terem um 2023 com mais dinheiro e mais tranquilidade financeira, Raul Sena, fundador do canal do YouTube Investidor Sardinha, da Víbrio, do Grupo Bolha e da Holding Supernova, indica 5 hábitos para adotar ainda esse ano.  

 

1 – Refletir antes de gastar 

“Não importa quanto você ganha, importa o quanto você gasta”. Já escutou essa frase? Pois ela é uma das maiores verdades que existem. 

O especialista em investimento informa que um dos maiores problemas na vida financeira das pessoas é gasta sem pensar. “As pessoas demoram, em média, alguns segundos pra tomar a decisão de comprar alguma coisa ou não, o que faz com que elas não analisem o todo dessa decisão. Sempre indico que, em produtos que custam mais de 100 reais, pense 7 dias antes de comprar. Esse tempo dá a segurança de saber se é uma compra por impulso ou se realmente está adquirindo um item necessário”. 

Nesse começo de ano, isso vale principalmente para viagens não planejadas previamente. Fazer um passeio onde aproveitará 5 dias, mas passará 2023 lembrando com raiva, a cada fatura do cartão, porque se endividou pra comprar uma coisa que não podia, não é uma boa escolha. “Invista antes de gastar! Primeira prioridade é investir antes de gastar – indico segurar 20% da renda – e fazer uma reserva para a viagem. E não gaste dinheiro para agradar os outros (ou manter um padrão de vida que você não tem). Imitar os passivos dos ricos, não te torna rico, te torna endividado” orienta Raul. 

 

2 – Aprenda a cozinhar e a fazer drinks 

Além de comer melhor, você economiza muito. Utilize o YouTube, que é de graça, para aprender do básico ao mais elaborado, e troque as saídas para restaurantes e bares caros, por uma reunião em casa com amigos. “Aprender a cozinhar, além de te ajudar na economia, te torna um amigo/ namorado/ crush diferenciado”, brinca o especialista. 

 

3 – Estar em um relacionamento sério 

Parece uma dica boba, mas reflita como a vida de balada gasta e você entenderá que estar em um relacionamento economiza, e muito. Além de trocar as festas, dates em restaurantes e barzinhos (normalmente mais elaborados, já que a ideia é impressionar) por um filme no Netflix com pipoca, dentro de uma relação à perspectiva de futuro faz com a pessoa se organize melhor pra construir coisas juntos. Isso torna mais fácil economizar, já que o propósito não é somente seu. 

 

4 – Vender coisas que não usa mais 

Aproveite o começo do ano para dar uma geral na casa e ver o que pode gerar uma renda extra. “Guardamos muita coisa por puro apego, ou pela falta de hábito de limpar o armário, e isso faz com que muito dinheiro fique parado”, diz Raul.  

 

5 – Centralize todos os seus gastos no cartão de crédito e venda suas milhas 

Você não tem benefício nenhum em pagar no débito ou no boleto. 

Hoje em dia a maioria dos cartões oferece bons programas de benefícios, sejam milhas ou cashbacks. Pesquise os melhores para você, se organize e não perca mais essa vantagem financeira.  

Sobre Raul Sena: 

Especialista em investimento há mais de uma década e fundador do Investidor Sardinha, um dos maiores canais de investimentos do Brasil, alcançando mensalmente mais de 4 milhões de usuários em suas plataformas, Raul Sena é também um empreendedor serial. 

O empresário fundou empresas de diversos setores, entre elas a IsaEx, plataformas de investimento, o sexshop Vibrio, o Grupo Bolha – dos portais Área de Mulher, Segredos do Mundo e Conhecimento Científico -, e a Holding Supernova. 

Raul foi reconhecido, por duas vezes, pela pesquisa Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais), como o educador financeiro que mais cresce no país. 

- Publicidade -

Compartilhe

Popular

Veja também
Relacionados

Feito com muito 💜 por go7.com.br