A 11ª edição da Operação Lei Seca de 2026 foi realizada na madrugada de domingo (12), na Avenida Tancredo Neves, em Tangará da Serra, e resultou em um grande número de infrações de trânsito, prisões e remoção de veículos. A ação reuniu equipes da Polícia Militar, Polícia Civil, Detran, Detrav, Corpo de Bombeiros, Polícia Penal e Politec, reforçando o trabalho integrado de fiscalização e segurança viária.
Ao todo, 91 veículos foram fiscalizados durante a operação. Desses, 58 receberam autuações e 39 acabaram removidos, sendo 27 automóveis e 11 motocicletas. As equipes também confeccionaram 132 autos de infração de trânsito (AITs).
Um dos principais focos da operação foi o combate à combinação de álcool e direção. Vinte motoristas foram autuados por dirigir sob influência de álcool, enquanto outros dez se recusaram a realizar o teste do etilômetro, prática que também configura infração gravíssima prevista no Código de Trânsito Brasileiro. Durante a fiscalização, foram realizados 99 testes de alcoolemia.
Na esfera criminal, a operação terminou com 15 prisões. Destas, 14 foram por crime de embriaguez ao volante, conforme o artigo 306 do Código de Trânsito Brasileiro, e uma por falsificação de documento, prevista no artigo 297 do Código Penal. Também foi registrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) por permitir a condução de veículo por pessoa não habilitada.
A força-tarefa contou com a participação de 64 servidores de diferentes órgãos, sendo 22 policiais militares, 15 policiais civis, 11 agentes do Detrav, oito servidores do Detran, quatro policiais penais, três bombeiros militares e um perito da Politec.
A Operação Lei Seca tem como objetivo retirar de circulação motoristas que colocam em risco a vida de outras pessoas, reduzir os índices de acidentes e conscientizar a população sobre a importância do cumprimento das normas de trânsito. As ações seguem sendo realizadas periodicamente em Tangará da Serra como parte das estratégias de preservação da segurança nas vias do município.








