sábado, 13 abril 2024
- Publicidade -
25.7 C
Nova Olímpia
- Publicidade -
abaixo de ultimas notícias

Sete pessoas são estupradas por dia em Mato Grosso, aponta levantamento do Ministério da Justiça

Sete pessoas são estupradas por dia em Mato Grosso, conforme dados do Ministério da Justiça e da Segurança Pública (MJSP). De acordo com o levantamento, o Estado teve a segunda maior taxa de estupros do país, superada apenas por Mato Grosso do Sul. A incidência do crime chega a 67,87 por grupo de 100 mil habitantes contra 35,99 de média nacional. Os dados se referem ao ano de 2023.

A maioria das vítimas (2.205) é de mulheres. No grupo de homens, foram registrados 270 casos de estupro em Mato Grosso, em 2023. O mês com maior acumulado de casos foi maio, quando 264 pessoas foram estupradas, sendo 237 mulheres e 27 homens. Nesse mês, o número de estupros por dia chegou a nove. O que significa que, aproximadamente, a cada três horas uma pessoa era estuprada no Estado.

No comparativo com o ano de 2022, houve crescimento de 12,4% nas ocorrências. A taxa de estupros por grupo de 100 mil habitantes naquele ano foi de 60,19 em Mato Grosso.

FEMINICÍDIOS 

Mato Grosso também aparece no pódio de estados com a maior taxa de femincídios por grupo de 100 mil habitantes em 2023. Embora os números absolutos registrados no Estado sejam menores que em 11 unidades da federação, quando resguardadas as proporções populacionais, o Estado dispara no índice de homicídios praticados contra mulheres. Para se ter uma ideia, a taxa em Mato Grosso é 90% maior do que a média brasileira.

De acordo com os dados do MJSP, a taxa de feminicídios por 100 mil habitantes no Brasil é de 0,66. Em Mato Grosso, o valor é de 1,66 – isto é, quase duas mulheres são vítimas de feminicídio a cada grupo de 100 mil pessoas.

- Publicidade -

Compartilhe

Popular

Veja também
Relacionados

Governadores de oposição têm melhor avaliação que Lula em seus Estados

Tarcísio de Freitas (Republicanos), Romeu Zema (Novo), Ratinho Júnior...

Jogos hoje (13/04) ao vivo de futebol: onde assistir e horário

Confira onde assistir ao vivo aos jogos de futebol...

Dupla de adolescentes é apreendida após invadir casa e ameaçar família com arma de fogo

Dois adolescentes foram apreendidos pela Força Tática, na noite...

DERF prende suspeito e recupera moto roubada em Tangará da Serra

A Polícia Judiciária Civil, por meio da DERF (Delegacia...
Feito com muito 💜 por go7.com.br