sábado, 18 maio 2024
- Publicidade -
Dengue
24.5 C
Nova Olímpia
- Publicidade -
abaixo de ultimas notícias

Homem de 62 anos morre sob suspeita de dengue hemorrágica em Tangará da Serra

Um homem de 62 anos morreu nesta segunda-feira (1°) sob a suspeita de dengue hemorrágica em uma unidade de saúde de Tangará da Serra (251 km de Cuiabá), depois de ficar quatro dias internado. O homem apresentou sintomas parecidos aos da doença e exames oficiais foram solicitados. A expectativa da Saúde do Estado é que a distribuição da vacina contra dengue comece em fevereiro, conforme divulgou o Ministério da Saúde.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde do município, exames preliminares foram realizados, mas não comprovaram a doença. Contudo, devido à vítima ter apresentado sintomas parecidos aos da dengue hemorrágica, foram coletadas amostras do paciente e solicitados exames oficiais do Laboratório Central do Estado (Lacen). O resultado deve sair em 30 dias, segundo informou a Pasta.

Dados da Secretaria de Estado de Saúde Mato Grosso (Ses-MT), mostram que Tangará da Serra registrou queda de 7% nos números de dengue em 2023, se comparado com o ano de 2022. No ano passado, foram 1.072 casos de dengue, enquanto que, em 2022, foram 1.154, conforme consta no boletim epidemiológico da SES.

O secretário municipal de Saúde, Wellington Rossiter Bezerra, em conversa com a reportagem do HNT, pontuou o cuidado da população para a não proliferação do mosquito transmissor. Ressaltou os cuidados que devem ser mantidos, como o não acúmulo de água parada em recipientes, manter a limpeza dos quintais, dentre outros cuidados.

VACINAÇÃO

O primeiro imunizante contra a dengue, a Qdenga, foi desenvolvido pela fabricante Takeda e incorporado no calendário de vacinação no Sistema Único de Saúde. Segundo informou o Ministério da Saúde, a vacina não será utilizada em larga escala em um primeiro momento e, por isso, a imunização será focada em público e regiões prioritárias. Dourados (MS) foi o primeiro município a receber as doses.

A entrega das doses pela fabricante ocorre de maneira gradual. A próxima remessa, quando 460 mil doses serão distribuidas pelo país, ocorrerá em fevereiro. Cronograma completo pode ser acessado aqui. Não há previsão se Mato Grosso já recebe as doses no próximo mês.

- Publicidade -

Compartilhe

Popular

Veja também
Relacionados

Analfabetismo no Brasil é maior em cidades pequenas, aponta Censo

As informações coletadas pelo Censo 2022, e divulgadas nesta sexta-feira, 17,...

Desembargadora cai em golpe no Whatsapp e perde R$ 45 mil

A desembargadora Maria Helena Póvoas, do Tribunal de Justiça...

CNM diz que agronegócio já perdeu mais de R$ 2 bi com as cheias do RS

As fortes chuvas e inundações que atingiram o Rio...
Feito com muito 💜 por go7.com.br