terça-feira, 1 outubro 2024
- Publicidade -
Dengue
35.4 C
Nova Olímpia
- Publicidade -
abaixo de ultimas notícias

60 cidades de MT obtêm reconhecimento federal de situação de emergência

Em Mato Grosso, já são 60 municípios afetados por incêndios florestais que obtiveram a situação de emergência reconhecida pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional. Desde o início do ano até dia 29 deste mês, o Estado registra 45.780 focos de calor, conforme monitoramento do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

A portaria nº 3.247/2024 com o reconhecimento federal foi publicada no Diário Oficial da União (DOU), de sexta-feira (27) passada. Na lista estão, Alta Floresta, Alto Boa vista, Apiacás, Aripuanã, Bom Jesus do Araguaia, Brasnorte, Canabrava do Norte, Canarana, Carlinda, Castanheira, Cláudia, Colíder, Colniza, Comodoro, Confresa, Conquista D’Oeste, Cotriguaçu, Feliz Natal, Gaúcha do Norte, Guarantã do Norte, Ipiranga do Norte, Itanhagá, Itaúba, Juara, Juína, Juruena, Marcelândia, Matupá e Nova Bandeirantes.

Constam ainda Nova Canaã do Norte, Nova Guarita, Nova Lacerda, Nova Maringá, Nova Monte Verde, Nova Santa Helena, Nova Ubiratã, Novo Horizonte Norte, Novo Mundo, Paranaíta, Paranatinga, Peixoto de Azevedo, Porto Alegre do Norte, Porto dos Gaúchos, Querência, Ribeirão Cascalheira, Rondolândia, Santa Carmem, Santa Cruz do Xingu, Santa Terezinha, São Félix do Araguaia, São José do Rio Claro, São José do Xingu, Sinop, Sorriso, Tabaporã, Tapurah, Terra Nova do Norte, União do Sul, Vera e Vila Rica.

Conforme o Governo Federal, as cidades com o reconhecimento da condição de emergência ou de estado de calamidade pública podem solicitar ao MIDR recursos para ações de defesa civil, atender a população afetada no restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de equipamentos de infraestrutura danificados.

A solicitação pelos municípios deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres. Com base nas informações enviadas nos planos de trabalho, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com o valor a ser liberado.

- Publicidade -
big master

Compartilhe

Popular

Veja também
Relacionados

Homem é assassinado na porta de cadeia de Campo Novo do Parecis

Homem identificado como Douglas de Moraes, 36, foi assassinado...

Volta Redonda e Remo sobem para a Série B; 4 times brigam por duas vagas

Volta Redonda e Remo garantiram o acesso à Série...
Feito com muito 💜 por go7.com.br