sexta-feira, 27 setembro 2024
- Publicidade -
Dengue
23.9 C
Nova Olímpia
- Publicidade -
abaixo de ultimas notícias

DRE de Tangará tem cinco equipes participando de Festival de Robótica – Barra do Bugres, Campo Novo e Tangará

O evento ocorre no estacionamento do Sesi Escola, em Cuiabá, e se estenderá até quinta-feira

Teve início nesta terça-feira, 6, o 1º Festival de Robótica Educacional de Mato Grosso, realizado pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Mato Grosso (Senai-MT) e o Serviço Social da Indústria de Mato Grosso (Sesi-MT).

O evento ocorre no estacionamento do Sesi Escola, no Bairro Morada do Ouro, em Cuiabá, e se estenderá até quinta-feira, dia 08, com participação estimada de cerca de 1.500 competidores, estudantes do ensino fundamental e médio de 14 estados, dentre os quais estão cinco que representam a Diretoria Regional de Educação (DRE) de Tangará da Serra. Cada uma das equipes é composta por oito alunos e dois professores, totalizando da DRE de Tangará 40 alunos representando as Escolas Padre Arlindo, de Campo Novo do Parecis; ETI Alfredo José e Professora Julieta Xavier, de Barra do Bugres; Estadual Vereador Bento Muniz e Escola de Tempo Integral Jonas Lopes, de Tangará da Serra.

  • Do Município tangaraense participam os alunos:

    • Fabio Junior Rodrigues da Silva, Gabriel da Silva Deniz, Victor Hugo da Silva Ramos, Kauã Gomes Alves Amorim, Jullya Akiane Barbosa dos Santos, Kamilly Vitória da Silveira Costa, Hiako da Silva Fernandes, Andriel da Silva Carmezini, Luanny Mariah Calhau da Silva, Thalia Fideles de Oliveira, José Matheus Disperatti de Aquino, Felipe Lima de Oliveira, José Augusto Dias de Souza, Abel Antonio Gregório Lopes de Anunciação, Nierlesson Mateus Macario Oliveira e Gabriel da Silva Brito.
  • De Campo Novo do Parecis os representantes são:

    • Afonso Farias Silva de Santana, Alonso Farias Silva de Santana, Josmael Silva Costa, Renan Alves Costa, Luiz Miguel Morais dos Santos, Ayanna Cecilia Pereira Zimmermann, Vitoria Regina de Souza e Iasmim Luz Santos.
  • De Barra do Bugres são:

    • Edvan Cristian da Silva, João Pedro Castro Oenning, Lucas Gomes Freitas Rocha, Daniel Bento Gomes, Ana Carolina Estefanutto Taques, Ana Beatriz Estefanutto Taques, Leonardo Sobrinho Soares, Adryo Souza Schwartz, Heloisa Paula, Angela Nathalia Silva de Jesus, Ricardo Batista de Souza Nunes, Felipe Bertuzzi Mendes, João Gabriel da Silva Milani, Keyla Chayane Severo Souza, Carlos Eduardo Taques de Souza e Arthur Henrique Elizeu Oliveira.
  • Acompanhando os alunos estão os professores:

    • Jonhy Syllas dos Santos, Patricia Loura Mourão, Eliane da Conceição Silva, Lucineia Oenning, Leandro Gonçalves de Matos, Júlio Cezar Marques Maia, Eliziane Aparecida Antunes Selau, Elaine Aparecida Moura, Andre Luiz Mezz e Luis Fernando de Farias, e também os servidores da DRE Rylton Marcus Alves Sodré e  Jhonni Pablo Batista da Silva.

Campo Novo do Parecis busca bicampeonato em Festival

O clima na delegação composta por Barra do Bugres, Tangará da Serra e Campo Novo do Parecis, que representam a DRE de Tangará é imensa, já que no ano passado Campo Novo levou o troféu da competição para casa.

“A nossa equipe nasceu das aulas de robótica, com o laboratório que a escola foi contemplada em 2023 e empolgados com as aulas eles criaram um clube, se aperfeiçoaram e treinaram o robô que eles foram campeões no ano passado”,

informa o diretor da escola Julio Cezar Marques Maia.

Para o diretor da Regional de Educação de Tangará da Serra (DRE), Saulo Scariot, esse momento desperta nos alunos o saber competir.

“É um momento de integração, de trabalho e de uma grande competição”.

Já para o diretor Adjunto da DRE, Claudiomar Pedro da Silva os novos conhecimentos poderão contribuir com o mundo.

“É de suma importância para que os alunos possam aplicar o que aprendem na escola no meio tecnológico e científico e, isso com certeza, vai contribuir para que seja um cidadão melhor e principalmente, para que esses alunos tornem o nosso mundo um lugar melhor para que todos possamos viver”.

No primeiro dia, 52 equipes da Rede Estadual de Ensino participam da competição “Sumô de Robôs”, em que as máquinas tentam se empurrar para fora de uma arena circular. A modalidade mistura esporte, ciência e tecnologia.

Já nos dias 7 e 8, outras 100 esquipes com times da Rede Estadual e do Sesi Escola de 14 estados disputam nas modalidades First Lego League Challenge (FLL), First Robotics Competition (FRC) e First Tech Challenge (FTC).Nestas categorias os robôs são semiautônomos, construídos e comandados por estudantes.

 

- Publicidade -
big master

Compartilhe

Popular

Veja também
Relacionados

Feito com muito 💜 por go7.com.br