segunda-feira, 16 setembro 2024
- Publicidade -
36.9 C
Nova Olímpia
- Publicidade -
abaixo de ultimas notícias

Estado terá que pagar auxílio fardamento a militares que não receberam benefício em 2019

Decisão judicial foi publicada nesta terça; governo chegou a alegar que não poderia efetuar o pagamento em razão de ação que julgou inconstitucional a lei que previa o benefício, mas juiz reconheceu que os efeitos da decisão não retroagem para 2019

O juiz Bruno D’Oliveira Marques, da Vara Especializada de Ações Coletivas, determinou que o Estado pague auxílio fardamento aos policiais e bombeiros militares que ficaram sem o benefício em 2019. Valor foi fixado em 30% do subsídio dos militares, conforme decisão publicada nesta terça-feira (26).

O governo do Estado chegou a alegar que não poderia efetuar o pagamento em razão de ação no Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), que julgou inconstitucional a lei que previa o benefício. O valor em dinheiro havia sido estipulado para suprir os anos em que o Executivo não pudesse prover diretamente os uniformes.

A Associação dos Oficiais da Polícia e Bombeiro Militar de Mato Grosso (Assof/MT), autora da ação, porém, argumentou que a decisão do TJ modulou efeitos ex nunc, isto é, a vedação ao pagamento só passou a valer a partir do trânsito em julgado da ação, o que ocorreu em 2020.

O titular da Vara Especializada de Ações Coletivas, Bruno D’Oliveira Marques, validou a tese da Associação. “Destarte, é fato que, tendo a modulação dos efeitos da declaração de inconstitucionalidade sido fixada a partir do trânsito em julgado, resta imperioso, tão somente por esse motivo, assegurar o direito daqueles que não tenham recebido”, escreveu.

Além disso, o magistrado considerou que, em ações similiares, foi estabelecido o direito dos militares em receber a ajuda fardamento, de modo que deliberação em contrário resultaria em afronta ao princípio da isonomia.

- Publicidade -
big master

Compartilhe

Popular

Veja também
Relacionados

Vasco x Cuiabá: CBF reagenda jogo atrasado da 19ª rodada do Brasileirão

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) reagendou o jogo entre Vasco e Cuiabá, atrasado...

Chuva destrói armazém na zona rural de Brasnorte; veja vídeo

Após muita espera, a chuva voltou causando estragos em...
Feito com muito 💜 por go7.com.br