sexta-feira, 20 setembro 2024
- Publicidade -
24.6 C
Nova Olímpia
- Publicidade -
abaixo de ultimas notícias

Soja: AG Ceres alerta para os desafios do mercado e defende cautela e planejamento

Os números negativos que o mercado agropecuário tem enfrentado nos últimos meses em razão de fatores climáticos e econômicos precisam ser encarados de frente, processados e assimilados.

Esta é a visão da AG Ceres Agromercantil, tradicional empresa que opera em comercialização e logística para commodities, sediada em Tangará da Serra, no Mato Grosso, e com filial em Vilhena, Rondônia.

O diretor-proprietário da empresa, Clóvis Félix de Paula, observa que o mercado da soja – carro-chefe da produção no Brasil – está enfrentando um conjunto de desafios que exigem maior cuidado e, sobretudo, planejamento por parte dos produtores rurais. “Há indicadores-chave nesta conjuntura, como a pressão para baixo dos preços na Bolsa de Chicago e as leituras do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), os custos elevados e, o que é mais difícil de lidar: a instabilidade do clima”, ressalta o empresário.

Clóvis Félix, da AG Ceres: “Temos aí uma queda de braço entre o mercado e o produtor”.

Diante dessa realidade, Clóvis diz que é preciso, primeiramente, que estes infortúnios sejam contabilizados com lucidez pelo produtor rural e pelos setores que giram em torno da produção, assimilando-os como experiências importantes. “É preciso interpretar o que está acontecendo, processar as informações… quem melhor assimilar esses golpes sofridos, estará mais forte em resiliência para a próxima safra”, observa.

Leia mais:  IPTU: Tangará da Serra projeta arrecadar R$ 29 milhões; guias já estão disponíveis

O diretor da AG Ceres faz uma leitura no seguinte sentido: Enquanto em Mato Grosso há quebra de safra, no Sul do País – em especial no Rio Grande do Sul -, e na Argentina, a produção será maior que no ano passado. “No fritar dos ovos, um lugar repõe o outro e, considerando essa lentidão na comercialização, o mercado entende que vai ter ainda muita soja para ser comercializada… então, temos aí uma queda de braço entre o mercado e o produtor”, interpreta.

Lavoura de soja no Chapadão dos Parecis: Colheita em fase final.

Ao mesmo tempo, o diretor da AG Ceres entende que essa conjuntura precisa ser atualizada diariamente. “Nós ainda estamos na colheita e ela está atrasada em Mato Grosso por causa daquela interrupção lá atrás com a seca e o replantio, mas estamos seguindo o curso, chegando aos 90% colhido, uns mais, outros menos… então, a hora que passar a régua, que se acomodar, que carregar os contratos já fechados, então poderemos ter um outro cenário”, indica.

Clóvis Félix observa que há outras condições que devem ser consideradas neste ambiente complexo balizado por uma somatória de situações. “Isso é algo que precisa ser conversado, junto a uma mesa de escritório, com quem pode dar o devido suporte nesse momento. Em tempos complicados não se pode dispensar qualquer tipo de orientação e serviços especializados”, afirma.

Segurança e orientação

A AG Ceres é uma facilitadora dos negócios agropecuários, com intermediação de compra e venda de commodities e histórico de atuações em todo o Brasil e no exterior, estabelecendo uma conexão segura entre o produtor e o mercado, contando com equipe especializada e logística própria.

“Nosso negócio é dar segurança e facilidade ao produtor rural nas transações, do início ao fim do processo”, esclarece o diretor da AG Ceres, empresa que em 2024 celebrará uma trajetória de 15 anos no mercado de commodities.

- Publicidade -
big master

Compartilhe

Popular

Veja também
Relacionados

Como degustar whisky: 3 dicas para experimentar a bebida

Ainda hoje, muita gente acredita que whisky é uma...

Jesus acompanhado pelos Apóstolos e por algumas mulheres que os serviam

Ver santos: Santos André Kim Taegon, Paulo Chang e Companheiros,...

Seguro-Defeso: pescadores devem observar prazo para solicitar benefício

Os pescadores que atuam no Norte, Nordeste e Centro-Oeste...

Em 8 meses, 112 pessoas são indiciadas por fogo em florestas

Em Mato Grosso, a Polícia Civil (PC) abriu 122...
Feito com muito 💜 por go7.com.br